EPAMIG é destaque em ranking que elege as melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil

17º Anuário do Agronegócio, publicado pelo programa Globo Rural, elencou as dez melhores empresas do setor

(Belo Horizonte – 06/12/2021) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está no pódio das melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil. O ranking foi divulgado no 17º Anuário do Agronegócio da revista Globo Rural (Editora Globo), com base em dados coletados pela Serasa Experian relativos ao ano de 2020. No total, a publicação apresentou as dez melhores empresas brasileiras de prestação de serviços agropecuários. Entre elas, a EPAMIG ficou em segundo lugar, sendo a empresa de pesquisa mais bem colocada.

Para fazer o ranking, a equipe do Anuário considerou quesitos como as demonstrações contábeis das empresas analisadas, índices responsáveis por 70% das notas atribuídas. Além das análises econômicas e financeiras, a classificação geral também levou em consideração a responsabilidade socioambiental das companhias, critério que compôs 30% da nota final.

Para a presidente da EPAMIG, Nilda Soares, a presença da empresa no ranking das melhores na categoria de serviços agropecuários reflete o intenso trabalho de toda equipe alocada em diferentes municípios mineiros. Para ela, nos últimos anos a EPAMIG se voltou ainda mais para as demandas dos produtores rurais e das agroindústrias. 

“É com muita alegria que colhemos os frutos do nosso trabalho, sempre compromissado com os produtores rurais mineiros e com todos os envolvidos na cadeia da agricultura e da agropecuária do estado. O trabalho dedicado de nossas equipes está fazendo a diferença. E os resultados de nossas pesquisas continuam contribuindo com soluções tecnológicas para nosso sistema agropecuário”, destaca a diretora-presidente Nilda Soares.

Para o diretor de Administração e Finanças da EPAMIG, Leonardo Kalil, o destaque da empresa confirma a eficácia de um bom planejamento de metas. Para administrar 22 Campos Experimentais e dois Institutos de Ensino, a EPAMIG implantou o Sistema de Gestão Integrada (SGI) que, desde 2019, promove mudanças na forma como a empresa define necessidades e executa orçamentos.

Com o auxílio do SGI, a EPAMIG comemora anos consecutivos com balanços financeiros positivos. Ainda de acordo com Leonardo Kalil, isso é importante para a empresa obter a autonomia necessária para executar pesquisas e reformas estruturais.

“Gerenciar unidades espalhadas de Norte a Sul de Minas é um trabalho complexo. Por isso, planejar metas e acompanhar resultados mensalmente é primordial para o sucesso administrativo. Hoje, a EPAMIG possui todos os dados de gestão à vista e envolve ao máximo os colaboradores da empresa em seus processos. Assim, fica mais fácil alcançar as metas e aumentar nossas entregas para a sociedade mineira”, pontua Leonardo Kalil.

O diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula, destaca o perfil das pesquisas da EPAMIG como um dos diferenciais da empresa. Ao comemorar o destaque no 17º Anuário do Agronegócio, Trazilbo cita que a responsabilidade socioambiental da EPAMIG perpassa os dez Programas Estaduais de Pesquisa (PEPs) da empresa. “Um dos exemplos dessa atuação é o desenvolvimento da metodologia de Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA), que tem ajudado técnicos e produtores na elaboração de diagnósticos sobre a situação de propriedades rurais. Além disso, pesquisas com agroecologia e tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) têm gerado tecnologias que contribuem efetivamente para a sustentabilidade das atividades agropecuárias”, enfatiza.

O Anuário 2021

Em 2021, o 17º Anuário do Agronegócio divulgou o ranking das dez melhores empresas brasileiras de 20 segmentos: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.

A publicação que destaca os melhores do agronegócio brasileiro é referência no Brasil e conta com a parceria da Serasa Experian, responsável pela pesquisa e metodologia de avaliação das empresas. Para elaborar os rankings, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam a questionários.

A publicação é distribuída a todos os assinantes da revista Globo Rural e também pode ser encontrada nas bancas do Brasil entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s