EPAMIG divulga datas da 2ª. edição do Palmatech

Evento será realizado no mês de setembro com programação híbrida

(Belo Horizonte – 8/4/2021) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) definiu que o 2º. Palmatech, será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021. O evento,  que vai discutir a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta, terá atividades virtuais e cursos presenciais, promovidos em diferentes regiões do semiárido brasileiro, respeitando as normas de prevenção à Covid-19 que estejam vigentes em cada local, no período.

A programação virtual contará com o 1º. Simpósio Mineiro sobre a Cultura da Palma Forrageira (SimpaIma), evento técnico-científico composto por  painéis temáticos, palestras e apresentação de trabalhos, e com o 1º. Palmathon, um hackathon com foco em inovações para a mecanização da atividade.

A pesquisadora da EPAMIG e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira, destaca que a edição anterior evento, totalmente online, contou com a participação expressiva de acadêmicos, pesquisadores, professores e produtores rurais. “A primeira edição contou com 537 participantes de 19 estados da Federação, principalmente, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Para esse ano esperamos maior participação de produtores rurais, principalmente, nos cursos de capacitação, e continuamos contando com a participação de técnicos e representantes dos demais segmentos da cadeia produtiva, como fabricantes e comerciantes de equipamentos e insumos”. 

A submissão de trabalhos para o Simpalma terá início no dia três de maio. “Além da Palma Forrageira, serão aceitos trabalhos com quaisquer culturas forrageiras adaptadas ao semiárido, nas diversas áreas de conhecimento das ciências agrárias”, informa Polyanna Oliveira. Mais detalhes da programação e os canais para a inscrições de trabalhos serão divulgados em breve.

O  Palmatech 2021 será realizado, conjuntamente pela EPAMIG, pela Faemg e pela Faculdade do Vale do Gorutuba (Favag), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Senar, do Sebrae, dentre outras instituições.

Leia mais: Rede Palma distribui e multiplica mudas de palma forrageira no Norte de Minas Gerais

Complementação na dieta animal 

Desde 2009, a EPAMIG desenvolve estudos e incentiva o cultivo da palma forrageira. A planta, que é constituída por até 90% de água e mantém-se produtiva mesmo em períodos de estiagem e escassez hídrica, tem sido usada por pecuaristas de regiões semiáridas como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, principalmente, em tempos de seca.

Ao longo desses anos, a Empresa tem avaliado variedades de palma e sistemas de produção compatíveis às necessidades do Norte de Minas e da Bacia do Jequitinhonha. Além de atuar na distribuição de mudas para plantio e multiplicação, em parceria a Emater- MG, e na difusão de conteúdos e informações técnicas sobre a cultura junto a outras instituições de pesquisa.

3 comentários sobre “EPAMIG divulga datas da 2ª. edição do Palmatech

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s