EPAMIG marca presença em workshop sobre sistema de certificação de produtos orgânicos

IMG_3109 (1) (2)

(Belo Horizonte, 9/9/2019) A pesquisadora Juliana Simões representou o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG durante o workshop “Sistema Participativo de Garantia (SPG): Alimentos Saudáveis e Construção Social de Mercados na RMBH”, realizado no último dia 5 de setembro, na Emater-MG, em Belo Horizonte.

O evento, que discutiu o processo de implantação do mecanismo de certificação participativa de produtos orgânicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reuniu cerca de 100 pessoas. A realização foi da Agência de Desenvolvimento da RMBH, em parceria com a Emater-MG e a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) da Prefeitura de Belo Horizonte. Na ocasião, Juliana ressaltou o caráter participativo do programa de Agroecologia da EPAMIG, que surgiu de uma demanda externa, num trabalho conjunto com instituições governamentais e não governamentais.

A programação do workshop contou com duas palestras, espaço para a apresentação das instituições colaboradoras, exposição de cases de sucesso e uma aula-show sobre agroecologia e gastronomia com a chef Rosilene Campolina. Ao falarem sobre o “Processo de construção do SPG na RMBH”, a produtora de Santa Bárbara, Glória Perpétuo, e George Pinto apresentaram um histórico de como surgiu a proposta e a articulação que se estabeleceu entre os produtores, a Emater, a UFMG, a EPAMIG e outras instituições.

IMG_3445 (2) (2)

O SPG é um tipo de certificação feita por meio de uma rede de produtores e colaboradores capacitados e comprometidos com as exigências do Ministério de Agricultura, Pecuária, Abastecimento (Mapa) e se caracteriza pelo controle social e a responsabilidade solidária.

Certifica Minas Orgânico

Entre os dias 2 e 4 de setembro foi realizado, em Prudente de Morais, mais um treinamento do Certifica Minas Orgânico. A ação destinada a consultores externos, contou também com a participação de três colaboradores da EPAMIG Centro-Oeste, a chefe-geral Marinalva Woods, o gerente do Campo Experimental Santa Rita, Dalton César Moreira, e o pesquisador Cássio Silvano Campideli.

A capacitação integra a ação 4242 – Fomento à produção sustentável da agricultura, criação animal, extrativismo e pesca familiar – transição agroecológica, conduzida pela Diretoria de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s