EPAMIG lança manual sobre fabricação de queijo Minas artesanal

A EPAMIG, empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançou durante o Minas Láctea 2019 o manual técnico “Queijo Minas Artesanal: Principais problemas de fabricação”, disponível para download gratuito aqui. O texto foi elaborado a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora. O objetivo do manual é auxiliar os produtores de queijos minas artesanais para que a produção resulte em mais benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Entre os tópicos abordados em mais de quarenta páginas de manual estão as características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos apresentados pelos queijos artesanais, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.

De acordo com o chefe-geral da EPAMIG ILCT, Cláudio Furtado, a tradição da fabricação dos queijos artesanais em Minas é algo que deve ser preservado, mas é preciso pensar os modos de fabricação. “Queremos destacar a grande importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem, entretanto, interferir demasiadamente nos processos de modo a preservar os valores e as tradições desta atividade”, destaca.

Minas é maior produtor de leite do Brasil. A declaração dada por Cláudio explicita a necessidade de se preservar a tradição de produção de produtos artesanais no estado, mas com foco em melhorias. Para o professor, as novas gerações estão à procura de novas formas de alimentação com mais segurança. Nesse sentido, os queijos artesanais se destacam como um produto de grande potencial para a economia do estado.

“Considerando as características das diversas regiões de Minas, percebe-se que o potencial de inovação em queijos artesanais é muito grande, seja na diversificação, design e maturação, uma vez que o mercado está ávido por esses produtos”, finaliza Cláudio.

Confira o sumário do manual:

Link para download gratuito: http://www.epamig.br/download/queijo-minas-artesanal-principais-problemas-de-fabricacao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s