Delegação de Serra Leoa visita unidades da EPAMIG em Viçosa e Maria da Fé

A EPAMIG recebeu na última semana a visita de comitiva do Ministério de Agricultura e Florestas de Serra Leoa, país da África Ocidental. Além dos encontros com a diretoria da EPAMIG na sede da empresa, em Belo Horizonte, os serra-leoneses também se encontraram com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e com demais representantes da Seapa, da Emater-MG  e do IMA.

A delegação de cinco membros, composta por agrônomos e pesquisadores, teve como principal objetivo conhecer o modelo de agricultura tropical desenvolvido em Minas Gerais, especialmente a experiência bem-sucedida no manejo da lagarta-do-cartucho. No Brasil, a praga ataca, principalmente, a cultura do milho, mas em Serra Leoa está devastando, desde 2017, as lavouras de arroz, um dos principais grãos produzido no país.

Após encontros em Belo Horizonte, a comitiva de Serra Leoa seguiu viagem para conhecer as unidades da EPAMIG em Viçosa, região Sudeste, e em Maria da Fé, no Sul do estado.

Foto: Divulgação EPAMIG

Em Viçosa, a equipe foi recebida na tarde de quarta-feira (26) pelo chefe geral da EPAMIG Sudeste, Marcelo Ribeiro. Na reunião, foram apresentadas tecnologias desenvolvidas pela empresa em diferentes setores da agricultura.

A coordenadora do programa de pesquisa em agroecologia, Madelaine Venzon, apresentou os trabalhos da EPAMIG Sudeste com controle sustentável de pragas em plantações de pimenta e café. Por se tratar de métodos mais econômicos e compatíveis com a realidade socioeconômica de Serra Leoa, a comitiva se mostrou bastante interessada na tecnologia de atração e manutenção de inimigos naturais das pragas, seja em plantas espontâneas ou árvores ao redor das lavouras.

“Os insetos, inimigos naturais das pragas, são atraídos pelo pólen e néctar dessas plantas e são eles os responsáveis por combater as pragas. Essa é uma tecnologia bem simples, barata, mas com um fundo agroecológico forte, perfeitamente aplicável ao contexto de Serra Leoa”, afirma Madelaine.

Em seguida, a comitiva de Serra Leoa ouviu sobre a aplicação de molibdênios em feijoeiros com o pesquisador Rogério Faria e o professor da Universidade Federal de Viçosa, José Eustáquio Carneiro. Após, o pesquisador Sânzio Vidigal falou sobre o cultivo de cebolas e o pesquisador Plínio Soares mostrou resultados de pesquisa em arroz, segunda maior cultura do país.

Motivado pelos questionamentos da comitiva de Serra Leoa, Marcelo Ribeiro falou sobre o plantio e manejo de café. “Resolvi falar sobre café porque essa é uma das especialidades da empresa e temos muito a acrescentar nessa área”, declara Marcelo em referência ao mais de 50 anos de pesquisas em café realizadas pela EPAMIG.

Foto: Divulgação EPAMIG

A comitiva de Serra Leoa deixou Viçosa em direção a Maria da Fé ainda na noite de quinta-feira (27). Na manhã de sexta (28) os serra-leoneses se encontram com pesquisadores da EPAMIG no Campo Experimental do município e, em seguida, visitaram uma fábrica de batatas-palha para acompanhar o processamento do produto.

O pesquisador da EPAMIG, Pedro Moura, destaca que o interesse da comitiva esteve voltado para o cultivo e armazenamento de frutas, principalmente após visitas a plantações de amoras pretas e framboesas. O interesse na diversificação da fruticultura em Serra Leoa já havia sido demostrado em reunião na EPAMIG Sede no início da semana. Além disso, o chefe da delegação de Serra Leoa, John Kamara, se mostrou interessado no cultivo de morangos e tomates em estufa após ter contato com experiências bem sucedidas em Maria da Fé.

Para Pedro Moura, o saldo da visita foi positivo. “Ficamos muito satisfeitos com a vinda da equipe de Serra Leoa aqui em Maria da Fé porque é uma excelente maneira de eles verem nosso trabalho na prática, além de uma ótima oportunidade de mostrar o que a gente produz há 45 anos para outros países”, ponderou Pedro.

A comitiva de Serra Leoa deixou o município de Maria da Fé rumo ao aeroporto de Guarulhos na noite de sexta (28).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s