Pesquisas da EPAMIG em olivicultura são destaque em evento na Bahia

56a27084-cc4d-4319-a1bd-998f2716423d

(Belo Horizonte – 7/6/2019) O engenheiro agrônomo Pedro Moura ministrou palestra e minicurso, durante a 9ª Semana de Agronomia (Seagro) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), encerrada nesta sexta-feira, 7 de junho, em Ilhéus, na Bahia. Na palestra “Concepções de produtos turísticos rurais e estratégias de mercado”, Pedro, apresentou o histórico das pesquisas em olivicultura, ressaltando que o Campo Experimental da EPAMIG de Maria da Fé é muito procurado por visitantes e turistas que buscam informações sobre o azeite produzido no município.

IMG_5563 Azeitona no pé

No minicurso “Olivicultura e Produção de Azeites Premiados”, realizado nos dias 4 e 5 de junho, foram abordados o histórico da olivicultura na EPAMIG e os aspectos técnicos relacionados ao cultivo da oliveira e à produção das azeitonas. Outro tema discutido foi a qualidade dos azeite, além os alunos participaram de uma simulação de análise sensorial. “Os estudantes conseguiram identificar vários atributos de qualidade nos azeites Grappolo 541 e no Koroneiki, como frescor, frutado, amargor e picância. E, encontraram defeitos em dois azeites, um deles mais velho, propositalmente escolhido, e o outro de marca comercial, comumente encontrada em supermercados”, conta Pedro Moura.

Os participantes revelaram que nunca tinham experimentado um azeite produzido em Minas Gerais ou mesmo no Brasil. E ficaram surpresos ao compará-los com os de marcas conhecidas no mercado. “O minicurso sobre a Olivicultura me proporcionou obter e ampliar meu conhecimento sobre as oliveiras. O processo de produção do azeite de qualidade foi apresentado de uma forma bastante didática fazendo com que pudéssemos discernir o produto, daqueles que costumamos  consumir”, avalia a aluna Luciane Calixto dos Santos.

A Seagro é um evento anual, realizado pelos estudantes do curso de Agronomia da UESC, que buscam complementar a formação da acadêmica ao trazer conteúdos teórico-práticos sobre assuntos inovadores, que possibilitem uma maior inserção dos jovens profissionais no mercado de trabalho. “O minicurso intitulado Olivicultura e Produção de Azeites Premiados foi um dos destaques da Seagro, pois trouxe uma série de informações sobre uma cultura que vem ganhando espaço no setor agrícola brasileiro”, opina o estudante de agronomia, Jorge Antônio da Silva Dias.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Pesquisas da EPAMIG em olivicultura são destaque em evento na Bahia

  1. Cacio Geraldo MoreiraMoura 08/06/2019 / 00:02

    Parabéns aos pesquisadores pelo sucesso deste resultado final. Azeite de alta qualidade. Abraços Pedro

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s