Abertura da 22ª Expocafé aborda o papel da pesquisa no desenvolvimento da agricultura

(Três Pontas, 15/5/2019) A 22ª edição da Expocafé foi aberta na manhã de quarta (15) com a presença do governador em exercício, Paulo Brant, e da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini. Na ocasião, também estiveram presentes demais autoridades da política, do ensino e do setor privado. O presidente em exercício da EPAMIG, Trazilbo de Paula, destacou a importância dessas parcerias para o sucesso da feira e para a busca de soluções inteligentes nesse momento difícil da cafeicultura no país.

Nesta edição, a Expocafé vem com simpósios e palestras técnicas, um encontro para mulheres produtoras, além dos tradicionais estandes de fabricantes de máquinas, insumos e implementos para a cultura do café. O coordenador de negócios da feira, Antônio Fernando, conta que, apesar do momento de baixa internacional no preço da saca do café, a mostra teve um crescimento de 8% no número de expositores. Para o especialista, isso demonstra a disposição dos produtores em trabalhar e investir para recuperar seu mercado.

Em sua fala para aos presentes na abertura da 22ª Expocafé, o governador em exercício, Paulo Brant, destacou a importância e o peso do café na economia mineira. “Temos mais de 450 municípios que produzem café, é uma riqueza que se espalha pelo território mineiro. Isso tem um valor enorme dentro da política de desenvolvimento do estado”, disse.

A secretária Ana Valentini lembrou que, apesar da atual baixa nos preços do produto, é preciso trabalhar. “O Governo de Minas está atento a essa crise por que passam os produtores. Mas também precisamos usar essa máxima de que crise também é oportunidade.” E concluiu: “Precisamos buscar instrumentos para que, quando chegar o próximo ciclo [de produção], estejamos mais preparados”.

Em seu discurso de abertura, Trazilbo de Paula lembrou o peso das pesquisas para o desenvolvimento da agricultura. O presidente em exercício citou o balanço social da EPAMIG que mostra que algumas tecnologias desenvolvidas pela empresa nos últimos anos dão um retorno para a sociedade de, pelo menos, dez vezes o valor investido. “A sociedade está ávida por tecnologias e o setor público cumpre um papel primordial para repassar essas tecnologias para o produtor”, afirmou.

A reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Nilda de Fátima, fez questão de cumprimentar os agricultores presentes, os “grandes responsáveis pela produção de 50% do café brasileiro”, disse. Nilda de Fátima, que assume em breve a presidência da EPAMIG, lembrou a relação direta entre pesquisas e o desenvolvimento da economia no campo. “Tenho certeza que estamos preparados para isso”, declarou Nilda em referência ao banco de germoplasma da EPAMIG que conta com mais de 1500 acessos de material genético para a propagação de café.

 

A Expocafé teve início em 1998, organizada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). A partir de 2010, a responsabilidade pela organização passou para a EPAMIG, vinculada da Secretaria de Agricultura, mas ainda conta com o apoio da Ufla e também da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Prefeitura de Três Pontas, da Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel), e do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (Consórcio Pesquisa Café). Com o aumento do número de expositores neste ano, em contraponto à baixa nos preços do café, a expectativa da EPAMIG é de que a feira mantenha os 200 milhões de reais em negócios da edição passada.

Veja algumas fotos da feira.

Com informações de Agência Minas.

Fotos: Gil Leonardi, Milton Lima e Erasmo Pereira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s