Dia de Campo e Mostra Tecnológica debatem produção e consumo de azeite extravirgem

Olivicultura

57044199_2468758036469038_4793561807350398976_n

Evento da EPAMIG abriu a programação da I Festa do Azeite Novo

(Maria da Fé, 21/4/2019) Superando a marca de 300 visitantes, o 14º Dia de Campo de Olivicultura e 4ª Mostra Tecnológica, no Campo Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé, abriram a programação da Festa do Azeite Novo 2019, encerrada neste domingo (21) no município. Na programação estiveram debates sobre estudo preliminar sobre o consumo de azeite no Brasil; rotulagem de azeites e questões fiscais de produção, além de dinâmicas e demonstrações em campo. Cerca de 30 expositores também participaram da 4º Mostra Tecnológica com produtos como máquinas, insumos, cosméticos, chocolates e doces e, claro, azeites. O evento contou ainda com o momento de lançamento do Informe Agropecuário “Abacate, tecnologias de produção e benefícios para a saúde”, que enfoca novos estudos da EPAMIG para o incentivo à produção de azeite de abacate, uma alternativa de produção devido à grande disponibilidade desse fruto no País.

Entre as palestras técnicas estiveram debates com dados sobre o consumo de azeite dos brasileiros, um estudo e experimento onde pesquisadores avaliaram o comportamento de consumidores de azeite. “Foram analisados 115 consumidores de azeite de oliva em Lavras (MG), que foram convidados a provar quatro amostras diferentes, líderes de mercado e o azeite da EPAMIG. Uma amostra de óleo composto foi incluída para verificar o nível de diferenciação entre os consumidores pesquisados. Entre os resultados, verificamos que os consumidores em geral reconheceram sensorialmente os azeites. O azeite da EPAMIG apresentou boa aceitação sensorial e de mercado em relação as marcas líderes” explica o pesquisador da UFLA Daniel Leite.

Outro tema que reuniu cerca de 50 participantes foi rotulagem de azeites e questões fiscais. Na palestra, conduzida pela profissional do serviço de rotulagem da Fundação Ezequiel Dias, Simone Gonçalves, foram abordados e debatidos os requisitos legais como denominação de venda, identificação do fabricante e informação nutricional que devem constar nas embalagens dos azeites como padronização e têm a proposta de impulsionar ainda mais a produção de azeites nacionais.

 

4ª Mostra tecnológica

Na mostra tecnológica, cerca de 30 expositores, entre instituições e empresas, puderam apresentar máquinas e insumos para cultivo e também produtos surgidos na cadeia da olivicultura, como cosméticos feitos a base de azeite de oliva e de abacate, artesanatos que utilizam os resíduos da extração do azeite, além de peças feitas com produtos naturais, como palha de bananeira, também cultivados na região.

Segundo o levantamento da organização do Dia de Campo, nas 8 horas de evento, as negociações ultrapassaram a marca de R$30 mil. “Tiivemos oportunidade de vender e distribuir nossos livros na região que costumeiramente não atingimos no dia a dia. Foi muito legal fazer contatos, tanto com produtores rurais de grande conhecimento, quanto aqueles pequenos produtores que viam nas publicações uma oportunidade para obter novos conhecimentos”, apontou o representante da Editora UFLA, Flávio Monteiro.

As vendas se referem a azeites, publicações, cosméticos feitos com azeite, artesanatos, vinhos, sucos de uva, cafés especiais, doces e queijos artesanais, frutas congeladas, mudas de oliveiras e frutíferas, implementos agrícolas e pacotes turísticos.

 

Noite do Azeite

Foi realizado ainda o workshop “Celebrando a Colheita – Noite do Azeite” que contou com participação da prefeita de Maria da Fé, Patrícia Almeida. Na oportunidade, ela ressaltou o trabalho pioneiro da EPAMIG – e as décadas de pesquisa com oliveiras que renderam a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil – agradecendo o trabalho da instituição. Na programação estiveram ainda as palestras dos azeitólogos Ana Beloto e Marcelo Scofano, que falaram sobre o estabelecimento da cadeia da olivicultura na região, das características e da qualidade dos azeites da Mantiqueira.

Na sequencia esteve o momento de experimentação de pratos feitos especialmente pelo convidado do evento, o chef francês Laurent Suaudeau, que apresentou um menu totalmente preparado com azeites produzidos com tecnologia EPAMIG, no Campo Experimental de Maria da Fé.

 

Azeite e vinho

Acompanhando os pratos da noite estiveram os rótulos da vinícola mineira Casa Geraldo. O representante da vinícola, Luiz Henrique Marcon, apresentou os vinhos da noite e também ressaltou o trabalho da Epamig lembrando, inclusive, da importância dos trabalhos da Epamig com a uva e o vinho, no município de Caldas, que foram importantes para o desenvolvimento da cadeia da vitivinicultura no sudeste brasileiro.

 

A 1ª Festa do Azeite Novo contou ainda com espaço gastronômico com a presença de restaurantes e cafeterias abertos ao público, concurso gastronômico “Azeite no Prato”, city tour e tour pelos olivais de Maria da Fé.

Chef Laurent Suaudeau com equipe Epamig

Chef Laurent Suaudeau com equipe EPAMIG Maria da Fé

Fotos: Erasmo Pereira/ASCOM EPAMIG
e Prefeitura de Maria da Fé

Veja mais em:

https://redemais.tv.br/videos/balanco-no-campo/dia-de-campo-de-olivicultura

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/04/12/festa-do-azeite-novo-reune-produtores-e-espera-publico-de-10-mil-pessoas-em-maria-da-fe.ghtml

https://www.facebook.com/guararemawebtv/videos/2344466015796638/

https://www.lavras24horas.com.br/portal/epamig-realiza-o-14o-dia-de-campo-de-olivicultura-em-maria-da-fe/

http://www.minasgerais.com.br/pt/eventos/maria-da-fe/festa-do-azeite

https://www.portalondasul.com.br/festa-do-azeite-novo-comeca-hoje-em-maria-da-fe/

https://festadoazeitenovo.com.br/

https://globoplay.globo.com/v/7554326/

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/edicao/2019/04/19/videos-eptv-1-sul-de-minas-de-sexta-feira-19-de-abril.ghtml#video-7553066-id

Anúncios

3 comentários sobre “Dia de Campo e Mostra Tecnológica debatem produção e consumo de azeite extravirgem

  1. Carlos Alberto Guglielmelli Viglioni 24/04/2019 / 10:57

    ABAIXO LINK’s ARTIGOS/RELATÓRIOS/REGISTROS-FOTOS DO MEU PAI, WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI
    FINAL DOS ANOS 40 E EM 1954/1955 INICIOU O TRABALHO NO CULTIVO DAS OLIVEIRAS PELO AGRÔNOMO WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI EM MARIA DA FÉ.

    Curtido por 1 pessoa

    • JornalismoEPAMIG 25/04/2019 / 13:07

      Olá Carlos Alberto, agradecemos a contribuição!

      Curtido por 1 pessoa

      • Carlos Alberto Guglielmelli Viglioni 05/05/2019 / 12:04

        SINTO MUITO ORGULHO DO MEU PAI WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI. ELE FOI O RESPONSÁVEL PELA INTRODUÇÃO DO PLANTIO RACIONAL DE OLIVEIRA EM MARIA DA FÉ/MINAS GERAIS. ASSIM FOI A HOMENAGEM/COMENTÁRIOS DO JORNAL DIÁRIO DE MINAS DE BELO HORIZONTE EM 26/27 DE AGOSTO DE 1967, JORNAL DE SÃO PAULO-1954/55 “FOLHA DA MANHÔ VOLUME V, ALÉM DAS REVISTAS HISTÓRIA-05/05/2010 E REVISTA VIVER-14/05/2014(TODOS ARTIGOS/REGISTROS COM FOTOS DA ÉPOCA. DESDE O FINAL DOS ANOS 40 COM SEQUÊNCIA NOS ANOS 50/60/70, ELE PESQUISOU INTENSAMENTE SOBRE A “OLIVEIRA”…NOS ANOS 50 JÁ COLHIA O FRUTO AZEITONA, INCLUSIVE SENDO ENVIADO À SECRETARIA DA AGRICULTURA EM BELO HORIZONTE(REGISTRO COM FOTOS DA ÉPOCA). ALÉM DAS AZEITONAS, TAMBÉM EXTRAIU O AZEITE DE MANEIRA BEM ARTESANAL E DE ÓTIMA QUALIDADE.
        CONCLUINDO…..
        TODOS OS RESULTADOS OBTIDOS ATUALMENTE QUANTO AS QUALIDADES DAS OLIVEIRAS E DA EXTRAÇÃO DO AZEITE EM MARIA DA FÉ, ESTÃO RELACIONADOS AS PESQUISAS E CULTIVOS POR ELE FEITO EM TODO O PERÍODO DE 1941 À 1961(DEZEMBRO) NA SUBESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE MARIA DA FÉ, INCLUSIVE NOS ANOS 70, JÁ EM BELO HORIZONTE, MANTEVE SEQUÊNCIA NOS ESTUDOS/PESQUISAS!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s