EPAMIG leva práticas agroecológicas para o norte de Minas

(Viçosa, 02.04.2019) – As pesquisas em agroecologia da EPAMIG já chegaram ao Norte de Minas. Na semana passada, dias 26 e 27 de março, as comunidades de Mocambinho, de Nova Porteirinha e de Janaúba participaram de dois encontros que reuniram público bastante diversificado;desde produtores rurais, técnicos agrícolas, extensionistas da Emater-MG e estudantes, a donas de casa, mulheres da Associação de Artesãs de Janaúba  e agentes de saúde.

Os três minicursos sobre plantas medicinais, como agregar valor a hortaliças e riscos à saúde do homem pelo uso indiscriminado de agrotóxicos fazem parte do projeto Popularização do conhecimento técnico, científico, e tradicional de práticas agroecológicas, financiado pelo CNPq, e foram ministrados pelas pesquisadoras Maira Marques Fonseca e Wânia dos Santos Neves, da EPAMIG Sudeste. “Em Mocambinho participaram 50 pessoas e em Nova Porteirinha, 80, superlotando os espaços. A participação dos agentes de saúde nos chamou atenção, pois o número foi bem expressivo para uma localidade tão pequena”, destacou Wânia.

Segundo ela, o assunto plantas medicinais despertou muito interesse do público por ser a primeira vez que a EPAMIG aborda esse tema na região. O projeto de popularização do conhecimento de práticas agroecológicas é coordenado pela pesquisadora Madelaine Venzon, que também coordena o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG. No Norte de Minas, as atividades contaram com o apoio da Emater de cada município, da chefe da EPAMIG Norte, Polyanna Mara de Oliveira, e do coordenador de transferência e difusão de tecnologia da Unidade, Kellson Tolentino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s