EPAMIG aborda práticas agroecológicas para comunidades rurais

IMG_3152 Integrantes do CBH conhecem banco de HNC

 (Viçosa, 19.02.2019) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai apresentar as principais práticas agroecológicas para as comunidades rurais de Prudente de Morais, Funilândia e Capim Branco, na região Central, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro. O encontro Popularização do conhecimento técnico, científico e tradicional de práticas agroecológicas, organizado em parceria com a Emater-MG, contará com visita técnica a propriedades rurais da região, minicurso sobre manejo integrado de nematoides e palestra sobre riscos à saúde do homem pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.

O projeto, financiado pelo CNPq, é coordenado pela pesquisadora Madelaine Venzon, que também coordena o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG. As atividades serão ministradas pela pesquisadora da EPAMIG Wânia dos Santos Neves. Segundo ela, alguns produtores rurais identificaram a presença de nematoides nas lavouras e não sabem como combater esse parasita das plantas. “Na visita técnica pretendo explicar a forma com que o nematoide entra na área de cultivo, os sintomas e como diagnosticar o patógeno”. Já no minicurso, a pesquisadora vai apresentar métodos de controle integrados de nematoides em áreas infestadas.

A palestra sobre riscos à saúde do homem pelo uso indiscriminado de agrotóxicos será destinada tanto a moradores das comunidades rurais, agricultores familiares, como a técnicos agrícolas e extensionistas. Conforme Wânia, o maior motivo de preocupação com o uso (principalmente abusivo) dos agrotóxicos é o fato de eles não somente atingirem o organismo alvo na plantação, mas também o ambiente, animais e os seres humanos, trazendo sérias consequências a sua saúde e de seus familiares.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do encontro. O escritório da Emater de Funilândia está organizando grupos de produtores para participar do evento.

 

Serviço:

Popularização do conhecimento técnico, científico e tradicional de práticas agroecológicas

Data: 26 e 27 de fevereiro de 2019

Hora: 7h30

Local: Anfiteatro da Universidade Federal de São João del – Rei / campus Sete Lagoas

Endereço: Rodovia MG 424 – Km 47

 

Contato: (31)3713-6316

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s