Pesquisadores da EPAMIG capacitam extensionistas em Pecuária Bovina

vacas gir FEGT

(Uberlândia, 05.02.2019) O evento “Capacitação em Pecuária Bovina” será realizado dia 07 de fevereiro, em Uberlândia, por meio de parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária do de Minas Gerais (EPAMIG),  Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), ATER Leite Triângulo e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). As palestras, conduzidas por pesquisadores da EPAMIG, para extensionistas da Emater, abordarão temas relacionados a sistemas de produção de pastagens, bem estar animal, alimentação bovina e tecnologias de reprodução bovina.

 

“Recuperação de Pastagens Degradadas por meio de Sistemas Integrados de Produção” será a primeira palestra da manhã, ministrada pelo pesquisador Fernando Oliveira Franco. Segundo ele, desde 1986 há no Brasil publicações trazendo técnicas de recuperação de pastagens degradadas e de lá para cá a eficiência na produção de carne a pasto quase dobrou. Porém, cerca de 100 milhões de hectares estão degradados, representando 60% das pastagens brasileiras. O pesquisador vai apresentar as possibilidades para a redução deste número. “Além de falar das causas da degradação das pastagens, dando ênfase na disponibilidade dos fatores de produção e nos atributos do solo, abordaremos os sistemas integrados de produção (ILP, ILPF, dentre outros) como alternativas para sustentabilidade da pecuária a pasto no Brasil”, informa.

Em seguida, o pesquisador André Penido de Oliveira, faz palestra sobre “Manejo Reprodutivo e Amansamento de Novilhas no Pré-parto Visando Melhoria do Temperamento na Ordenha”. Ele vai abordar quais são os cuidados e fatores que interferem para o animal emprenhar, a importância econômica disso dentro da propriedade, além da reconcepção do animal. Segundo o pesquisador, o intervalo correto entre partos representa lucratividade na produção de leite. Índices e resultados de um estudo sobre manejo do afago animal e a sua influência na fazenda também serão mostrados. Penido fará ainda a palestra “Tecnologias de Reprodução Bovina”, no período da tarde, onde vai falar sobre inseminação artificial, protocolos de inseminação artificial em tempo fixo, produção in vivo de embriões, produção in vitro de embriões, clonagem, transgenia e fisiologia da reprodução.

O pesquisador Leonardo Oliveira Fernandes profere a palestra “Alimentação Bovina no Período Seco”. Ele adianta que vai falar sobre os tipos de suplementação em função do nível de produção desejada, planejamento e manejo do processo de suplementação. “A suplementação durante o período da seca é importante para manter o nível nutricional dos bovinos ao longo do ano, interferindo diretamente na produção de leite e carne, na eficiência reprodutiva, no status sanitário dos animais e na rentabilidade econômica”, diz. O pesquisador explica que para cada sistema de produção e nível de produção deve ser planejado o processo de suplementação, que poderá ser feito através da utilização de ração concentrada, silagem de milho, de sorgo, de cana ou cana fresca. “No planejamento é importante constar desde a definição da forma de suplementação, a produção do suplemento, o período de suplementação e o custo de produção”, diz. Ele acrescenta ainda que uma característica importante e negligenciada é o manejo da suplementação durante o fornecimento. “Quantidades, manejo do silo e do cocho de fornecimento e as sobras são fatores imprescindíveis para a otimização da suplementação”, conclui.

Durante a capacitação, uma equipe técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentará os programas Pró-genética e o Integra Zebu.

Mais informações 34-3338-5533 / wilson.marajo@emater.mg.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s