Dia de Campo destaca os avanços da olivicultura no Brasil

banner-dez-anos-azeite

(Belo Horizonte, 14.3.2018) – A primeira extração de azeite de oliva extravirgem no Brasil completa 10 anos em 2018. Este marco e os avanços obtidos pela cultura na região da Serra da Mantiqueira serão destaques durante o 13º Dia de Campo de Olivicultura, que será realizado pela EPAMIG, em Maria da Fé, no próximo dia 23 de março.

Desde a década de 1970, a EPAMIG desenvolve, no Campo Experimental de Maria da Fé, pesquisas para a adaptação de cultivares de oliveira, produção de azeitonas e de azeite. Em 2008, foi realizada a primeira extração, feita com máquina artesanal, que resultou em cerca de 40 litros de azeite. Em 2017 foram produzidos 42 mil litros de azeite extravirgem e há a perspectiva de que esse número dobre na safra atual.

IMG_7574 Produção de azeite extravirgem na região deve ser superior a 80 mil litros em 2018 - Crédito Erasmo Pereira
Crédito: Erasmo Pereira

Atualmente, cerca de 40 marcas de azeites são produzidas na Região da Serra da Mantiqueira, que abrange municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “De 2008 até agora a principal mudança que notamos foi no interesse dos produtores. Naquela época haviam 3 ou 4 produtores se dedicando à cultura, hoje são cerca de 160 aqui na região e alguns municípios do Espírito Santo”, informa o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira. Os olivicultores tem investido também em lagares próprios (espaços para a extração), já são 18, segundo números da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive).

Luiz Fernando destaca também o avanço nas tecnologias para  a obtenção de um produto de qualidade. “Hoje nós temos uma experiência muito maior, tanto no processo quanto no conhecimento deste azeite produzido na região. Um azeite fresco, com cheiro e aroma frutado, que chega ao consumidor em um intervalo curto após sua extração e com características sensoriais de amargo e picância distintas às de outras regiões produtoras”, afirma.

IMG_7626 Azeite da Serra da Mantiqueira se destaca pelo frescor e aroma frutado
Azeite da Serra da Mantiqueira se destaca pelo frescor e aroma frutado – Foto Erasmo Pereira

Informações técnicas e gastronômicas

Durante o Dia de Campo, os participantes poderão acompanhar cinco palestras, que vão destacar os 10 anos da primeira extração e avanços alcançados; qualidade do azeite; comercialização; plantio e tratos culturais; e associativismo na olivicultura. Simultaneamente, acontecerá a 3ª Mostra Tecnológica na qual serão expostos maquinários e implementos agrícolas para uso na olivicultura.  “Este ano, o nosso grande foco é a comemoração dos 10 anos da primeira extração, por isso convidamos os produtores da região para exporem os azeites deles. Teremos também estandes com produtos derivados, sabonetes, cosméticos, chocolates e artesanatos com a madeira da oliveira”, adianta o pesquisador Pedro Moura.

Outra novidade, será a oficina de gastronomia “Cozinhando com o Chef”. Na oportunidade, o chef Ronie Peterson, do Hotel Senac Grogotó em Barbacena, preparará  receitas usando o azeite extravirgem da EPAMIG. A oficina, para 80 participantes, acontecerá paralelamente às demais atividades do Dia de Campo. As inscrições são gratuitas.

13º Dia de Campo de Olivicultura

Data: 23 de março (sexta-feira)

Horário: 7h30 (inscrições gratuitas no local)

Local: Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé – Rua Washington Alvarenga Viglioni, s/n – Bairro Vargedo

Informações: (35) 3662-1227 / cemf.evento@epamig.br

 

Anúncios

3 comentários sobre “Dia de Campo destaca os avanços da olivicultura no Brasil

  1. Ítalo Mostarda 22/03/2018 / 13:42

    Parabéns da família Mostarda para a família EPAMIG pelas conquistas alcançadas na olivicultura.

    Curtir

  2. Ítalo Mostarda 22/03/2018 / 13:42

    Parabéns da família Mostarda para a família EPAMIG pelas conquistas alcançadas na olivicultura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s