Tecnologias da EPAMIG são destaque em evento sobre produtos agropecuários

IMG_1143 EPAMIG promove degustação comentada de azeite durante a Inova Minas
Azeites produzidos na região da Serra da Mantiqueira têm se destacado pelo qualidade – Foto: Bruno Lavorato

A EPAMIG marcará presença no Ciclo de Debates “Produtos Especiais dos Campos de Minas: as tecnologias e os mineiros em destaque”, que será promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

 

O evento vai demonstrar como a tecnologia agrega valor a produtos tradicionais da agropecuária do Eatado, como café, queijo e mel e tem possibilitado o surgimento de itens inovadores como vinhos finos e azeites com terroir mineiro.

A proposta é que cada um dos produtos destacados seja abordado em um painel com a participação de um produtor, um pesquisador ou agente público, e um representante do setor da gastronomia ou um especialista que aborde mercado, inclusive exportação.

Na quinta-feira, 30 de novembro, às 14 horas, o pesquisador Adelson de Oliveira (foto) participará do painel “Azeite de Oliva”, junto com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira, a azeitóloga Ana Beloto e gestor do Projeto Aproxima, Eduardo Maya. Adelson falará sobre as pesquisas pioneiras da EPAMIG para cultivo de oliveira, produção de azeites de qualidade e desenvolvimento de cultivares adaptadas às características da Serra da Mantiqueira.

Pesquisador Adelson Francisco de Oliveira

O Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé realizou, em 2008, a primeira extração de azeite de oliva extravirgem do Brasil, e desde de então a região dos Contrafortes da Mantiqueira, que reúne municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro tem se destacado pela qualidade do produto.

No dia 1º de dezembro, terão destaque os vinhos finos de Minas, O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Murillo Alburquerque Regina, falará sobre a técnica da dupla poda da videira. A metodologia, desenvolvida por ele, consiste na realização de podas nos meses de janeiro e de agosto, que alteram o ciclo produtivo fazendo com que maturação das uvas aconteça no inverno. “As uvas colhidas no inverno apresentam mais aroma e maior concentração de cor, o que contribui para o aumento da qualidade do vinho”, explica Murillo.

O painel “Vinhos de Minas” será realizado, a partir das 10h, e contará com a participação do  vitivinicultor Eduardo Junqueira Nogueira Júnior e do consultor sobre vinho Júlio Anselmo de Sousa Neto. O vinho Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015, produzido por Eduardo e processado na vinícola Experimental da EPAMIG em Caldas, conquistou, no último  mês de junho, medalha de bronze no prêmio Decanter World Wine Awards 2017, realizado em Londres.

EPAMIG adaptou tecnologia para produção de vinhos finos de inverno no Sudeste brasileiro -vinho com tecnologia da EPAMIG - Foto Kelly Brito
EPAMIG adaptou tecnologia para produção de vinhos finos de inverno no Sudeste brasileiro Foto: Kelly Brito

programação traz também três palestras magnas. Uma delas: Produção agropecuária e responsabilidade ambiental, será ministrada pelo presidente da EPAMIG, Rui Verneque, na sexta-feira (1º), às 9h.

As inscrições para o Ciclo de Debates são gratuitas, e podem ser feitas até às 15h do dia 29 de novembro pelo site .

Feira de produtos especiais

Paralelamente ao ciclo de debates, será realizada uma feira com 24 estandes de produtos especiais mineiros (queijos, azeites, mel e derivados, vinhos e cafés). Um módulo itinerante do Empório EPAMIG funcionará no local durante o evento.  A feira estará na área da Tribuna Popular/Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, próxima à entrada do Auditório José Alencar.

No sábado, 2 de dezembro, de 10h às 17h, será realizada na Praça da Assembleia, edição especial da Feirinha Aproxima, que reúne ingredientes, produtos, cozinheiros e estabelecimentos da culinária mineira.

Ciclo de Debates Produtos Especiais dos Campos de Minas

Dia: 30/11/2017 e 01/12/2017

Hora: 08h às 17h30 e 09h às 16h30

Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva – Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Térreo – Bairro Santo Agostinho – BH)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s