Encontros em Prudente de Morais e São João del Rei focam na produção de leite

IMG_0351

Belo Horizonte (14/9/2017) –  A EPAMIG realizou nesta semana dois eventos que tiveram como tema central a pecuária leiteira. O 1º Encontro da Pecuária Bovina da EPAMIG Centro-Oeste aconteceu terça-feira, 12 de setembro, em Prudente de Morais e abordou temas como  sanidade, combate a carrapatos e vermes, alimentação, pastagem e reprodução. Em São João del Rei, o 17º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes teve como tema central a nutrição de bovinos e reuniu cerca de 800 produtores.

“Temos percebido que a classe produtora está bastante interessada em compartilhar e adquirir experiências. Estamos cumprindo nossa missão de atendermos os produtores naquilo que eles de fato precisam, tecnologias aplicáveis ao dia-dia da propriedade”, afirmou o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, que destacou também o fato de os eventos contarem com a parceria de entidades de ensino, pesquisa e extensão. “Esses encontros congregam múltiplas instituições que trabalham para melhorar e desenvolver a atividade agropecuária, que é um dos sustentáculos da economia nacional”.

Os dois eventos foram realizados pela EPAMIG em parceria com a Emater-MG, a Embrapa e a Universidade Federal de São João del Rei.

 

1º Encontro da Pecuária Bovina da EPAMIG Centro-Oeste

O evento, realizado no Campo Experimental Santa Rita, reuniu produtores de vários municípios da região, em estações de campo que discutiram fatores que interferem na viabilidade econômica da produção de leite como gerenciamento de custos; saúde do úbere e controle da mastite; calendário sanitário, controle de carrapatos e vermifugação; limpeza e desinfecção dos utensílios de ordenha.

IMG_0409

Na estação sobre eficiência reprodutiva, o pesquisador da EPAMIG Marcos Brandão (foto), falou sobre metas e monitoramento dos índices do rebanho, destacando que a eficiência reprodutiva ideal de uma vaca é de um bezerro por ano. “Alta fertilidade gera maior quantidade de leite e de bezerros e isso é o que se almeja na atividade”.

As vantagens e desvantagens do preparo de ração na propriedade, o uso da cana-de-açúcar na alimentação animal, sistemas rotacionados e manejo de capineiras foram os assuntos abordados no giro tecnológico sobre estratégias para a alimentação do rebanho.

IMG_0436

Avicultora no município de Jequitibá, Narrima Ramos Pinto (foto), pensa em criar gado leiteiro e por isso vem participando de eventos sobre o tema. “Achei que as palestras tiveram uma linguagem bastante acessível e com menos termos técnicos. Os palestrantes falaram  com clareza sobre o que a gente precisa fazer para produzir bem. Não teve aquela coisa comercial, de dizer você tem usar este produto”, afirmou.

 

17º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes

Em São João del Rei, no dia 13 de setembro,  o evento foi dividido em palestras e estações de campo e contou também com exposições de orquídeas, hortaliças não convencionais e de maquinários agrícolas. “O Encontro, mais uma vez, superou nossas expectativas e está se firmando como um dos principais da Pecuária Leiteira no Estado. Acredito que esteja em três maiores em público e conteúdo difundido”, avalia o gerente do Campo Experimental Risoleta Neves, Antônio Nunes.

IMG_0554

Temas como silagem de sorgo e de capim-elefante, suplementação, pastejo rotacionado com cerca elétrica e  alimentação e reprodução de vacas leiteiras foram abordados em cinco estações de campo. “Este é o terceiro ou quarto evento que os produtores de nosso município participam. Desta estamos em caravana de 19 pessoas e é sempre muito proveitoso esse encontro com a equipe da EPAMIG”, comenta a secretária municipal de Agricultura de São Brás do Suaçuí, Geralda Cândida.

Fotos: Erasmo Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s