Controle da broca do café será destaque em evento em São Sebastião do Paraíso

a broca-do-café só ataca os frutos do cafeeiro

(Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017) Acontece nesta quinta-feira, 31 de agosto, no Campo Experimental da EPAMIG em São Sebastião do Paraíso, mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura, organizado pela Emater – MG. O objetivo do encontro é tratar assuntos relacionados ao cotidiano dos produtores de café.

Na ocasião, o pesquisador da EPAMIG Júlio César de Souza irá tratar sobre a situação atual de controle da broca do café, que é um predador que se alimenta dos frutos do café, podendo destruir total ou parcialmente os cafezais.

Dentre as opções de controle da broca que serão abordadas pelo pesquisador estão o sistema de monitoramento do aparecimento e crescimento da população da broca, em que o produtor só aplicará o inseticida onde constatar maior influencia do predador.

Já o controle cultural acontece através de uma colheita bem realizada, em que, durante o processo, nenhum fruto é deixado nos cafezais, o que dificulta o aparecimento e disseminação da broca, que no primeiro momento, aproveita os frutos remanescentes das colheitas para se multiplicar.

foto 4 - pesquisador júlio souza apresentou alternativas para reconhecimento e controle da broca do cafeeiro

Júlio César (foto) alerta para a ausência de um método de controle químico adequado e eficiente para o combate da broca. “Anteriormente, o controle químico era realizado com a ajuda do inseticida endosulfan, que parou de ser produzido há 11 anos. Não há no mercado um produto capaz de auxiliar neste controle.”

Além disso, uma opção de controle do predador é a safra-zero, que começa logo após a colheita. Nesse caso, o produtor poda as árvores em uma ação chamada de “esqueletamento”.   Esse sistema visa tanto à multiplicação da colheita no próximo afloramento, quanto à possibilidade de manter a broca longe dos cafeeiros, podendo ser aplicado em toda a área ou somente em parte dela.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento a partir das 8h.

Local: Sede do Campo Experimental da EPAMIG
Estrada Via Guardinha, Km 12,5
Distrito de Guardinha
São Sebastião do Paraíso – MG

Horário: 8h às 12h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s