EPAMIG reúne 300 produtores em dois eventos, em Oratórios

Campo Experimental da EPAMIG sediou o Vale do Piranga Leite e o 3º Encontro de Agroecologia

Oratórios

(Oratórios, 18.08.2017) –  A EPAMIG reuniu cerca de 300 produtores em dois eventos nos dias 16 e 17, no Campo Experimental Vale do Piranga, em Oratórios, cujos temas são considerados fundamentais para o avanço do setor rural, em especial na geração de emprego e renda no campo.

O Vale do Piranga Leite discutiu o fortalecimento da pecuária leiteira como atividade cada vez mais focada na qualidade e o 3º Encontro de Agroecologia levou ao pequeno agricultor as tecnologias adequadas para produção sustentável, com maior valor de mercado.

A abertura do Vale do Piranga Leite contou com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, dos prefeitos de Oratórios e de Ponte Nova e de representantes das instituições parceiras. O presidente da EPAMIG, Rui Verneque, destacou a interação entre produtores e técnicos para melhoria da atividade. “É função das instituições serem agentes facilitadores para que os produtores adquiram maior eficiência em suas atividades. Os eventos de transferência de tecnologia são a melhor oportunidade para que as informações cheguem até eles”, ressaltou.

Oratórios 2

Os participantes foram distribuídos entre cinco estações de campo, que abordaram qualidade do leite e manejo higiênico da ordenha; cruzamentos, doma e nutrição de vacas leiteiras; pastagem, cana e silagem; sanidade de bovinos; e a importância da qualidade do leite na fabricação dos seus derivados. Pela EPAMIG, participaram os pesquisadores Marcos Brandão Dias Ferreira, Cristiane Viana Guimarães Ladeira, Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto e o técnico agrícola Josias Bitencourt.

3º Encontro de Agroecologia

Untitled-1

Apresentar soluções eficientes e simples para a lavoura, trazer de volta às mesas hortaliças não convencionais e, principalmente, promover troca de saberes entre o conhecimento que gera tecnologia e a sabedoria do homem do campo. Assim aconteceu o 3º Encontro Agroecológico, que reuniu no CEVP agricultores de cerca de 20 municípios da região de Ponte Nova.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG, Madelaine Venzon, que fez a abertura do evento, a agroecologia é o caminho ideal para a agricultura familiar, principalmente, para que os produtores diversifiquem as culturas. “Temos conversado bastante com os produtores para que a pesquisa esteja em sintonia com as suas necessidades. Pretendemos orientá-los a produzirem alimentos mais saudáveis, de forma sustentável e preservando o meio ambiente”, observou a pesquisadora.

Durante todo o dia, os agricultores participaram de estações de campo sobre certificação e comercialização, produção programada e construção de túnel, criação de galinha caipira no sistema agroecológico, manejo agroecológico de pragas e doenças, e hortaliças não convencionais. De forma dinâmica e participativa, as pesquisadoras da EPAMIG Maria Aparecida Sediyama, Maria Regina de Miranda Souza, Madelaine Venzon e Wânia dos Santos Neves, com apoio de bolsistas, tiraram dúvidas dos agricultores, aplicando o conhecimento adquirido nas pesquisas para o progresso das lavouras.

A produtora de Santa Bárbara, Genoveva do Nascimento Pena, vende as hortaliças na feira do município e quer novidades para conquistar novos mercados. “Quero diversificar minha horta e testar novas receitas para os bolos e biscoitos que fabrico, utilizando, por exemplo, a farinha de araruta”. Já a produtora Rita de Cássia Pascoal, de Alvinópolis, está preocupada com o pulgão na horta de couve. “Quero aprender a eliminar as doenças na lavoura utilizando meios naturais”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s