Eventos estimulam a fruticultura no Sul de Minas

Tangerina ponkan fruto sadio

(Belo Horizonte – 27.6.2017) A EPAMIG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Campanha, promove nos dias 5 e 6 de julho, eventos de fomento à fruticultura na região Sul do Estado. Além do Encontro Técnico de Citricultura, que chega a sua quarta edição, será realizado também o 1º Encontro de Fruticultores do Sul de Minas – FrutSul, que apresentará opções para a diversificação da atividade frutícola.

“O 1º FrutSul acontecerá, no dia 6 de julho, juntamente com a etapa do Circuito Frutifica Minas em Campanha, promovido pela Emater-MG e que percorre todo o Estado.O objetivo é apresentar aos produtores e interessados frutas com potencial para cultivo no Sul de Minas e que são alternativas para a diversificação”, explica a pesquisadora da EPAMIG, Ester Ferreira, coordenadora dos encontros.

Com uma produção média de 1,5 milhão de toneladas de tangerina Ponkan e área plantada superior a 1 mil hectares, o município de Campanha destaca-se na produção de citros. No dia 5 de julho, o Encontro Técnico vai abordar temas como racionalização do uso de agroquímicos na citricultura, nutrição mineral de plantas, identificação e controle do cancro cítrico.

“A palestra sobre o uso racional de produtos químicos busca sanar dúvidas recorrentes entre os produtores que querem se adequar ao cultivo sustentável. Não há ocorrência de cancro cítrico em Minas Gerais, por isso,teremos uma palestra para alertar os citricultores sobre os sintomas e, principalmente, sobre as práticas de manejo para prevenir a doença”, informa a pesquisadora Ester. O Greening, principal doença dos citros no Brasil e no mundo, terá um espaço exclusivo no ônibus laboratório “Ciência Móvel” da EPAMIG onde haverá orientação para a identificação de sintomas e práticas de manejo recomendadas para o controle.

1º Frutisul vai abordar potencial do Sul de Minas Gerais para a produção de vinhos finos de qualidade
1º Frutisul vai abordar potencial do Sul de Minas para a produção de uvas e vinhos finos de qualidade – Crédito Samantha Mapa – EPAMIG

No dia 6 de julho, o 1º FrutSul vai discutir alternativas para a diversificação agrícola e apresentar o potencial de atividades como vitivinicultura, olivicultura e cultivo de abacate na região. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Murillo de Albuquerque Regina, abordará o tema “Potencial do Sul de Minas Gerais para a produção de vinhos finos de qualidade”, com destaque para a técnica da dupla poda da videira que tem permitido a produção de vinhos finos de inverno no Sudeste Brasileiro.

O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura, Luiz Fernando de Oliveira, falará sobre o tecnologias para a produção de azeitona e azeite e apresentará as experiências da região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, na produção do azeite extravirgem nacional. O pesquisador Adelson de Oliveira, também da EPAMIG, falará sobre a cultivo de abacates e o potencial da fruta para a produção de azeite em períodos de entressafra da oliveira.

As inscrições para o 4º Encontro Técnico de Citricultura e para o 1º FrutSul são gratuitas e podem ser feitas no local – Ginásio Municipal José Augusto Paiva- Bairro Xororó – Campanha (MG).

4º Encontro Técnico de Citricultura

Data: 5 de julho de 2017, a partir de 8h

1º Encontro de Fruticultores do Sul de Minas – Frutsul

Data: 6 de julho de 2017, a partir de 8h

Inscrições gratuitas

Local: Ginásio Municipal José Augusto Paiva – Bairro Xororó

Informações: EPAMIG Sul(35) 3821-1190 / Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha (35) 3261-1108

Programação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s