“Via Láctea” é atração na 57ª Exposição Estadual Agropecuária

Miniusina de leite atrai visitantes que querem conhecer o processo de beneficiamento do leite e degustar os produtos fabricados no local

Belo Horizonte (02.06.2017) – Uma das atrações da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que vai até este domingo, 4, em Belo Horizonte, é a miniusina de leite “Via Láctea”. O projeto itinerante, coordenado pela EPAMIG – Instituto de Laticínios Cândido Tostes, mostra os processos de produção de derivados do leite, além de apresentar inovações tecnológicas ao setor lácteo.

Os visitantes podem acompanhar o beneficiamento, pasteurização, fabricação de queijo frescal, muçarela, iogurte, bebida láctea e a realização de análises laboratoriais para o controle da qualidade dos produtos. O acompanhamento dos processos dá uma ideia do funcionamento de uma indústria e seus equipamentos. De acordo com a coordenadora do projeto, Luiza Albuquerque, a proposta é mostrar aos produtores rurais que não é preciso investimento muito alto. “Com um pequeno espaço, dentro dos padrões de higiene e qualidade é possível agregar valor à produção leiteira e oferecer melhor qualidade de vida ao produtor rural, fixando o homem no campo” afirma. Luiza explica que o custo médio para montar um pequeno laticínio é cerca de R$ 50 mil reais, com capacidade para processar mais de 400 litros de leite por dia.

A miniusina atrai também a atenção das crianças. Durante a Exposição devem passar cinco mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental de escolas da rede pública. As crianças aprendem de forma lúdica sobre os benefícios do alimento,  da higiene,  da fervura do leite e do armazenamento na geladeira. “Mostramos a importância do leite na alimentação e na formação óssea das crianças”, explica. No final da visitação, as crianças experimentam iogurtes, bebidas lácteas e diversos queijos.

O projeto é também uma vitrine para estudantes do ensino superior. A professora do curso de zootecnia e medicina veterinária da Fead Luciana Guedes acompanhou um grupo de alunos interessados em saber mais sobre os detalhes do processamento de queijos, os equipamentos utilizados, a higienização e a qualidade do leite. “Na semana passada tivemos aulas sobre manipulação dos constituintes do leite e hoje trouxemos os alunos para a parte prática”, afirma.

Agroindústria – Os visitantes da 57ª Exposição Estadual Agropecuária podem conhecer também outros produtos no galpão da agroindústria mineira. Cerveja artesanal, cafés gourmets, vinhos, mel, hortaliças sem agrotóxicos e cogumelos orgânicos, derivados de leite de cabra, búfala e ovelha e o tradicional Queijo Minas Artesanal são alguns dos produtos que estarão à venda. Segundo a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jaqueline de Fátima Santos, serão comercializados produtos que tenham algum tipo de certificação ou registro, seja a emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), pelo Ministério da Agricultura ou pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No estande da EPAMIG serão comercializados produtos resultantes de tecnologias desenvolvidas pela Empresa, como azeite extravirgem, cafés 100% arábica, doce de leite em pasta e diversos queijos.

Anúncios

2 comentários sobre ““Via Láctea” é atração na 57ª Exposição Estadual Agropecuária

  1. LEANDRO FIGUEIREDO 01/07/2017 / 22:18

    Como ter acesso às informações detalhadas sobre a mini usina de leite? e a possibilidade de aquisição.

    Curtir

    • Comunicação 07/08/2017 / 19:44

      Caro Leandro, mais informações sobre a miniusina Via Láctea pode ser adquirida com a coordenadora da ação, a Luiza Carvalhaes pelo email: luiza.albuquerque@epamig.br. Agradecemos o seu contato.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s