EPAMIG na Fenamilho 2017

Encontro Técnico do Produtor Rural apresentou diversas informações tecnológicas a produtores do Alto Paranaíba. Foto: Bruno Bernardes

Patos de Minas (22.05.2017) Mais de 300 produtores rurais de 21 municípios do Alto Paranaíba participaram do 2º Encontro Técnico do Produtor Rural, no Campo Experimental Sertãozinho (CEST) da EPAMIG, em Patos de Minas, no ultimo dia 18. O evento, que faz parte da programação oficial da Fenamilho 2017, apresentou novas tecnologias com foco na agropecuária regional e realizou uma feira de negócios com venda de touros de alto valor genético, das raças, nelore, gir, tabapuã e senepol, por meio do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).

O dia de campo teve, ainda, o lançamento da 2ª Prova de Ganho em Peso (PGP) do Nelore, que faz parte de um programa inédito para a melhoria genética do rebanho nelore da região implantado ano passado no CEST da EPAMIG, com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho avalia o desempenho em ganho de peso a pasto, a precocidade em produção de carne e o potencial reprodutivo dos animais.

 Durante o encerramento oficial do Encontro, o presidente da EPAMIG Rui Verneque destacou a importância da parceria para realização do evento. “Só consigo pensar na execução de um trabalho dessa envergadura, como este evento de transferência de tecnologias, por meio da parceria com as instituições públicas e privadas, aqui presentes, e a parceria com vocês produtores rurais”, disse.

Ele fez um panorama da situação do Campo Experimental Sertãozinho de dois anos para cá. “No ano de 2015 vivíamos aqui uma situação crítica. O Campo estava ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), o que deixava nossos empregados entristecidos e limitados. Quando conseguimos a reintegração, decidimos dar uma nova visão para o Campo Experimental Sertãozinho, pela sua importância. E hoje, neste encontro, estamos vendo o resultado positivo desse trabalho”, enfatizou.

O presidente acredita que ainda há muito que fazer. “Este é um dos principais Campos Experimentais da EPAMIG, com uma excelente estrutura, ótima fertilidade e boa topografia. E nossa equipe daqui está trabalhando firme para que este local seja reconhecido como referência para a agropecuária. Estamos desenvolvendo novas tecnologias para que sejam utilizadas pelo produtor fazendo com que ele tenha mais produtividade, qualidade e dinheiro no bolso”, ressaltou.

Segundo o presidente, a EPAMIG tem um estoque importante de tecnologias, desenvolvidas junto com universidades e com a Emater-MG, que contribuirá ainda mais com a evolução e eficiência do agronegócio. “O nosso agronegócio está sustentando a balança comercial do nosso país graças ao uso das tecnologias na agropecuária. Há pouco mais de 40 anos, o Brasil era importador de alimentos e, hoje, somos um grande exportador de alimentos. Nosso país é o seleiro mundial da agropecuária. Nossa produção de grãos aumentou sete vezes, de leite cinco e de carne de quatro a cinco vezes nesse período. Foi a tecnologia que fez esta diferença. Valorizando a pesquisa, faremos cada vez mais com que o agronegócio seja o sustentáculo da economia brasileira”, concluiu.

Parceiros – Além dos parceiros realizadores do 2º Encontro Técnico do Produtor Rural – EPAMIG, Sindicato Rural, Unipam, Emater-MG e ABCZ, este ano o evento contou com os seguintes apoiadores: Sebrae, Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Secretaria Municipal de Agricultura, Matsuda, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Curso de Zootecnia do Unipam, Polícia Militar, Copasa, Riber Sementes KWS, Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), Grupo Amigos do Nelore, Ufla, HarvestPlus, HarvestZinc, Laboratório Farroupilha, Redemaq, Metra, MM Diferpam, Quero Leite – Zão Ordenhadeiras, Eliagro, Hebrom, Banco do Brasil, Cachaça Terra do Zebu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s