Dia de campo apresenta tecnologias para produção de banana

Durante evento em Bambuí serão apresentados resultados de estudos desenvolvidos pela EPAMIG e pelo IFMG

Belo Horizonte (03/05/2017) – O 5º Dia de Campo de Bananicultura será realizado pela EPAMIG, no próximo dia 10, no Campus do Instituto Federal de Minas Gerais, em Bambuí. Serão apresentados estudos, com 11 variedades de bananas, instalados nos últimos seis anos, em Três Corações, Maria da Fé, Ijaci e Bambuí.

Também serão apresentadas técnicas de cultivo, irrigação e propagação da bananeira. De acordo com o pesquisador da EPAMIG, Lair Pereira, as cultivares de banana mais plantadas  no Sul de Minas são: prata-anã, em grande maioria, nanina  ou grande naine e maçã. Desde 2008, são realizadas pesquisas em parceria também com a Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Pesquisa avaliou o comportamento de 11 variedades de bananas, nos últimos seis anos, em alguns municípios de Minas. Divulgação/EPAMIG

Segundo Lair, o trabalho realizado nas Unidades Demonstrativas da EPAMIG tem como intuito avaliar e selecionar as cultivares com melhores características agronômicas, além de identificar quais espécies possuem menores ciclos de produção e porte. “No período de quatro anos de avaliação, os materiais que melhor responderam e que podem ser indicadas para os produtores da região de Bambuí foram as cultivares Prata Catarina, Maravilha, Prata Gorutuba e PA 94-01.

O evento vai contar com a participação de produtores e pesquisadores que irão compartilhar suas experiências e o conhecimento em bananicultura. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer os ensaios de cultivares de bananeiras instalados no IFMG. A inscrição para 5º Dia de Bananicultura é gratuita e pode ser feita no local do evento.

Banana em MG

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de banana do Brasil e, em 2016, produziu cerca de 773 mil toneladas da fruta. O Sul de Minas é segunda maior região produtora no estado, com previsão de 167 mil toneladas para 2017, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

SERVIÇO

5º Dia de Campo de Bananicultura

Data: 10 de maio

Local: Campus IFMG – Fazenda Varginha – Rodovia LMG 827, km 5 (Bambuí-Medeiros)

Informações: (35) 3829-1190 EPAMIG / (37) 3431-4926 (IFMG Bambuí)

Programação completa, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s