1º Shopping Gir Leiteiro EPAMIG comercializa animais de alto valor genético

gir cegt 073Patos de Minas (27/04/2017) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai realizar o 1º Shopping Gir Leiteiro, de 1º a 5 de maio, no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, MG, durante a Expozebu 2017.

Serão ofertadas 18 matrizes PO (puro de origem), 2 matrizes LA (livro aberto) e 5 touros PO, todos da raça Gir Leiteiro. Os animais, de alto valor genético, são filhas ou filhos de touros provados ou em teste de progênie.

A EPAMIG decidiu ampliar o tradicional leilão da raça pelo Shopping Gir Leiteiro para oferecer mais vantagens ao produtor. As visitações para compra dos animais de diferentes linhagens e níveis genéticos ocorrerão das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os pregões acontecerão entre os dias 2 e 5, às 16h. O pagamento poderá ser feito em até oito parcelas. A EPAMIG se responsabilizará pela garantia de viabilidade reprodutiva dos animais leiloados, no prazo de seis meses, desde que caracterizado problema genético ou patologia no sistema reprodutivo, comprovados por perícia técnica da sua origem na época da aquisição.

O Campo Experimental Getúlio Vargas, modelo na criação de Gir Leiteiro do país, participa do processo de seleção desde 1948 e dos resultados das pesquisas do Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro. Está na rota das “Visitas Técnicas” da Expozebu, quando recebe criadores e pesquisadores de todo país e do mundo. De acordo com o pesquisador Leonardo de Oliveira Fernandes, além de ter acesso às tecnologias da EPAMIG e conhecer o sistema de manejo de gado da Fazenda, os visitantes poderão adquirir os animais. “Com o acesso a esses conhecimentos e aquisição de materiais genéticos de excelente qualidade, eles terão condições de modificar ou adequar melhor os sistemas de produção nas suas propriedades e melhorar seu rebanho”, comenta. Segundo o pesquisador, quando o produtor leva estes animais para suas propriedades a produtividade prevalece e se ele incluir uma alimentação especial aumenta de forma significativa a produção no seu rebanho.

Excelência em melhoramento genético

Um corpo técnico da EPAMIG, formado pelos pesquisadores Leonardo de Oliveira Fernandes, André Penido de Oliveira, Edilane Aparecida Silva e Reginério Soares de Faria, é responsável pelos trabalhos de pesquisa e de melhoramento genético da raça Gir Leiteiro, no Campo Experimental Getúlio Vargas. A pesquisa busca o aprimoramento para a aptidão leiteira em condições de pastagem com a mínima utilização de suplementação concentrada, tornando a atividade leiteira atrativa do ponto de vista econômico.

O rebanho da EPAMIG tem sido selecionado em características como fertilidade e docilidade. Conjuntamente com o programa de melhoramento, a Empresa desenvolve pesquisas voltadas para o setor produtivo, nas áreas de nutrição, pastagem, sanidade e reprodução. São comuns produções entre 3.600 e 6.100 kg/lactação no rebanho do Campo Experimental Getúlio Vargas. Essas produções são consideradas excepcionais, principalmente, quando são obtidas em condições de pastagem com baixa utilização de concentrado, viabilizando a pecuária leiteira para as regiões tropicais.

Gir CEGT 034

O Gir leiteiro é uma raça zebuína adaptada às condições dos trópicos para a produção leiteira. O trabalho de pesquisa da EPAMIG comprova a eficiência que a raça tem para a produção de leite e, inclusive, dentro dos preceitos da sustentabilidade. O rebanho da Empresa é manejado num sistema mais rústico de produção em pastagem. Para especialistas, é uma grande inovação ter o gado Gir Leiteiro num sistema tecnificado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s