EPAMIG realiza 12º Dia de Campo de Olivicultura da Mantiqueira

Setor da Olivicultura se reúne no dia 24 de março, em Maria da Fé. Além de novas tecnologias será apresentada estimativa de safra recorde em 2017, com previsão de 40 mil litros de azeite.

Belo Horizonte (20/03/2017) – Encontro tradicional será realizado no dia 24 de março, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. O 12º Dia de Campo da Olivicultura dos Contrafortes da Mantiqueira e a 2ª Mostra Tecnológica de Olivicultura devem reunir produtores, especialistas e empresas de equipamentos, insumos para o setor, além de exposição de produtos derivados.

Nas estações de campo os interessados poderão obter informações, por exemplo, de como implantar um olival. “Vamos falar sobre a escolha da variedade de oliveira antes de iniciar o cultivo, características químicas do solo, adubação, controle de formiga, espaçamento, poda, entre outros fatores”, explica o coordenador do Programa de Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.

A programação também inclui palestras sobre as perspectivas do setor e resultados de pesquisas em olivicultura desenvolvidas no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite. A qualidade do azeite será tema de palestra inédita da sommelier Ana Paula Beloto. A especialista vai falar sobre o mercado da oliva e o consumo no Brasil.

As inscrições para o 12º Dia de Campo de Olivicultura são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Programação aqui

Safra recorde

De acordo com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Carlos Diniz, a estimativa para a safra 2017 é de 400 toneladas de azeitona e 40 mil litros de azeite. A safra, que teve início em janeiro, deve seguir na Mantiqueira até o final de março. “Temos percebido um aumento de área plantada de cerca de 15% ao ano, além de investimentos na manutenção dos olivais existentes e de instalação de novos lagares”, explica. Atualmente, a área de oliveira na região Sudeste do Brasil é entre 1.600 e 1.800 hectares, sendo que 70% desta área está em Minas Gerais.

 12º Dia de Campo de Olivicultura e 2ª Mostra Tecnológica de Olivicultura

Data: 24 de março de 2017

Local: Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé – Rua Washington Alvarenga Viglioni, s/nº – Bairro Vargedo – Maria da Fé – MG

Informações: (35) 3662-1227

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s