Dia de campo apresenta tecnologias para cultivo de arroz irrigado

Em Heliodora, maior município mineiro produtor de arroz, está em fase de teste um novo material genético para produção deste cereal – Foto Divulgação EPAMIG

Belo Horizonte (15/03/2017) – No próximo dia 22, será realizado evento técnico em Heliodora, no Sul de Minas Gerais, sobre cultivo de arroz irrigado. Será apresentada uma nova variedade do grão, além de outras tecnologias para produção deste alimento muito presente na mesa dos brasileiros.

De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Plínio Soares, coordenador das pesquisas de melhoramento genético em Minas, está em fase de registro uma nova cultivar de arroz para cultivo em várzea. O material apresenta resistência moderada à brusone (principal doença do arroz), com ciclo de maturação médio (variação entre 130 e 140 dias).”EPAMIG e Embrapa Arroz e Feijão realizaram 21 ensaios de valor de cultivo e uso, nos últimos 10 anos, nas principais regiões produtoras de arroz irrigado em Minas, para avaliar a adaptabilidade deste material”, explica.

No teste de panela, realizados no Laboratório de Qualidade de Grãos da Embrapa Arroz e Feijão, os resultados foram grãos longo-finos (agulhinha), soltos e macios após o cozimento. “São características essenciais para atender o mercado consumidor”, ressalta.

O catarinense Oswaldir Demarchi, que há 19 anos cultiva arroz no Sul de Minas, cedeu parte da sua área produtiva para experimento dessa nova variedade. Ele conta ter 10 diferentes cultivares em sua área lavoura. Segundo Oswaldir, esse novo material deve obter produtividade média superior a 6.000 kg/ha, em escala experimental. “Pode ser mais uma alternativa para a região”, afirma. Desde 2007, Oswaldir atua no segmento agroindustrial, com beneficiamento e empacotamento do arroz para atender o mercado regional.

Durante o dia de campo, também será apresentado estudo sobre biofortificação de arroz, técnica capaz de enriquecer o grão com determinada substância. Pesquisas realizadas pela EPAMIG obtiveram grãos com teores de zinco mais elevados do que os produzidos convencionalmente. A biofortificação tem como objetivo a melhoria da qualidade nutricional de grãos sem afetar a saúde humana. “Promove também o aumento dos teores de minerais nas plantas, o que pode corrigir possíveis deficiências desses nutrientes no solo, melhorando o rendimento das culturas”, explica o pesquisador da EPAMIG Fábio Aurélio Martins.

As inscrições para o Dia de Campo Arroz Irrigado, em Heliodora, são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Programação completa

Dia de Campo Arroz Irrigado

Dia: 22 de março de 2017

Horário: 9h às 13h

Local: Fazenda Areado – Rodovia MG 456 – km 10 – Heliodora – MG

Informações: (35) 3271-1381

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s