EPAMIG irá disponibilizar 50 mil mudas de videiras em 2017

serao-disponibilizadas-para-comercializacao-50-mil-mudas-enxertadas-de-videiras-credito-daniel-jose-rodrigues
Serão disponibilizadas para comercialização 50 mil mudas de por enxertia de mesa. Foto: Daniel Rodrigues

A partir de agosto de 2017 a EPAMIG irá disponibilizar para comercialização cerca de 50 mil mudas de videiras para produção de uva de mesa, suco e vinho. Os vitivinicultores terão acesso à mudas, principalmente, das variedades de uva Niágara rosada, Niágara branca, Bordô (Folha de Figo) e Syrah.

As mudas de videira são produzidas por enxertia de mesa, técnica europeia usada pelos maiores países produtores de vinho. Nesse tipo de propagação os ramos de porta-enxertos e de cultivares produtoras são enxertados por uma máquina e depois de formado o calo de cicatrização dos enxertos são levados para enraizamento no campo.

Essa técnica foi adaptada pelo Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, em Caldas, que a 80 anos atua na vitivinicultura nacional. De acordo com o pesquisador da EPAMIG Murillo de Albuquerque há algumas vantagens na utilização de mudas enxertadas na implantação ou revitalização do vinhedo: uniformidade do plantio, redução de falhas, redução de mão de obra com enxertia no campo e garantia de plantar material sadio, sem viroses, com melhor potencial produtivo e qualitativo, além de maior longevidade. “As condições climáticas da região, em especial o inverno seco e frio, permite boa qualidade sanitária e bom desenvolvimento pós plantio”, explica.

Ainda segundo o técnico em agropecuária do Campo Experimental de Caldas, Daniel Rodrigues, existe um cuidado com o modo de corte das plantas, que é feito por uma máquina, com o tamanho das estacas, a hidratação. “Utilizamos ainda uma parafina importada, que facilita que o enxerto brote”, conta.

Para o vitivinicultor José Procópio Stella, as mudas por enxertia garantiram precocidade e produtividade na ampliação do seu parreiral, em Andradas. “Temos uma coleção com 95 variedades de uvas, mas hoje produzo mais Syrah, Suavignon Blanc e Bordo”, conta  Stella que está construindo uma vinícola comercial em sua propriedade.

As mudas são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Os produtores interessados devem fazer suas reservas no Campo Experimental de Caldas pelo telefone (35) 3735-1101 ou email cecd@epamig.br

Anúncios

7 thoughts on “EPAMIG irá disponibilizar 50 mil mudas de videiras em 2017

  1. Nayana reis 21/02/2017 / 00:34

    Ola a Epamig tem cursos para quem queria iniciar produção de uvas ?

    Curtir

    • Comunicação 21/02/2017 / 11:54

      Prezada Nayana, no momento não temos curso sobre produção de uvas e vinho programado. Publicamos uma revista Informe Agropecuário sobre uva de mesa, que estaá disponível para comercialização na loja virtual: http://www.informeagropecuario.com.br/produtos.php?produto=170
      Caso queira mais informações sobre produção de uva para fabricação de suco e vinho você deve enviar sua solicitação para faleconosco@epamig.br. Você pode também procurar um escritório da Emater-MG mais próximo do seu município. Agradecemos o seu contato. Att, equipe Fale Conosco da EPAMIG.

      Curtir

  2. ANTONIO FERNANDES DIAS NETO 20/02/2017 / 19:10

    Quero reservar algumas mudas, como seria possivel?

    Curtir

    • Comunicação 20/02/2017 / 20:41

      Olá, Antônio. Você deve entrar em contato para fazer reserva com o Campo Experimental de Caldas pelo telefone (35) 3735-1101 ou email cecd@epamig.br. As mudas serão comercializadas a partir de agosto. Agradecemos o seu contato, equipe Fale Conosco da EPAMIG

      Curtir

  3. Jorge Martins 17/02/2017 / 18:12

    Por favor ainda existe possibilidade de reservas de mudas? Qual o preço das mudas??

    Curtir

    • Comunicação 20/02/2017 / 20:43

      Olá, Jorge! Você deve entrar em contato o Campo Experimental de Caldas pelo telefone (35) 3735-1101 ou email cecd@epamig.br para verificar a disponibilidade e preço da variedade de uva que você precisa. As mudas serão comercializadas a partir de agosto. Agradecemos o seu contato, equipe Fale Conosco da EPAMIG.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s