Novas oportunidades para o setor agropecuário no Leste de Minas

wa0042-hortas-circulares-em-santa-rita-do-itueto-complentaram-renda-e-melhoraram-alimentacao-de-agricultores-familiares-foto-elizete-rodrigues
Projeto da EPAMIG instalou hortas agroecológicas em áreas comunitárias que já inspiram pequenos produtores da região. Foto: Elizete Rodrigues

(Ipanema – 28.11.2016) Produtores rurais do municípios do Vale do Rio Doce implantaram hortas agroecológicas circulares para complemento da renda e melhoraria na alimentação das suas famílias, em parceria com a EPAMIG. Tecnologias para café orgânico, sistema integração lavoura, pecuária e floresta e captação de água para irrigação também estão sendo apresentadas como oportunidade para diversificação do setor agropecuário no Leste do Estado.

Na comunidade da Rancharia, no município de Santa Rita do Itueto, as hortas circulares há mais de seis meses já incentivam diversificação nas propriedades desta localidade. Para Miracy Pereira o projeto aumentou a motivação também na fabricação de doces, além de ser mais uma fonte de renda. “Melhoramos a nossa alimentação por termos mais verduras disponíveis para o preparo das refeições”, comemora. De acordo com a pesquisadora da EPAMIG, Polyanna de Oliveira, que coordena os trabalhos, o sistema de horta circular, que funciona como curva de nível, permitiu o cultivo de ervas e plantas medicinais no centro da horta. “É possível também criação de peixes no centro, pois a água contribui para melhor fertilização das lavouras e possibilita às famílias a manutenção de uma fonte alimentar rica em proteínas”, explica.

O produtor rural Luiz Antônio Martins acaba de iniciar uma horta em sua propriedade, no município de Taparuba, que será dividida com outras famílias da comunidade e também comercializada. Há três anos, Luiz iniciou também o cultivo de café conilon irrigado, após vários anos dedicados somente à produção de leite, atividade tradicional na região. “Com o incentivo dos meus filhos, temos investido em novas tecnologias. Estamos otimista, mas sempre em busca de conhecimento. A gente não pode é parar”, conta.

img_3616-agricultor-luiz-antonio-martins-produtores-de-taparuba-busca-diversificar-producao-inicia-cultivo-de-hortas-alem-do-cafezal

De acordo com Polyanna a região tem disponibilidade de água, além da possibilidade de captação de água de chuva, com barraginhas, pequenas bacias para captar enxurrada, que mantém água o ano todo. “Além de essas famílias terem acesso a alimentos de qualidade, despertam para o cultivo agroecológico”, ressalta.

Conhecimento no campo

Novas tecnologias desenvolvidas pela EPAMIG foram apresentadas durante 1º Encontro Com o Homem do Campo, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Ipanema. Produtores rurais, técnicos e estudantes da região conheceram resultados de pesquisas participativas com café agroecológico na Zona da Mata, cultivo e uso culinário de hortaliças não convencionais, recuperação de pastagens degradadas, que é atualmente uma situação presente na região, entre outras.

De acordo com o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, essas ações de transferência e difusão das tecnologias são necessárias para que o produtor tenha novas perspectivas. “Queremos também despertar no homem do campo a importância de ele enxergar a sua propriedade como um empreendimento”, ressalta.

Para os produtores de Simonésia, no Vale do Rio Doce, Antônio Rodrigues e Valdir da Silva é preciso disponibilizar na região tecnologias para produção de orgânicos e incentivar os produtores a saírem da dependência da monocultura, principalmente do café. “Temos lavouras de café, com mais de 30 anos, sem nenhum uso de veneno. Sabemos que é possível ter produtividade sem o uso de agrotóxico, mas precisamos ampliar o nosso conhecimento nesta área”, explicam. Eles contam que já têm hortas circulares comunitárias para consumo e comércio local, mas querem ampliar a produção e vender para outros municípios.

Anúncios

2 thoughts on “Novas oportunidades para o setor agropecuário no Leste de Minas

  1. José Pereira de Sousa 29/11/2016 / 02:26

    Merece os nossos parabéns e o nosso apoio este trabalho da epamig.

    Curtir

    • Comunicação 29/11/2016 / 13:58

      Agradecemos o seu apoio, José Pereira.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s