Evento alerta para o combate ao Greening em citros

(Belo Horizonte – 22/11/2016) – A EPAMIG e o Sicoob Credicampo, com o apoio de Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), promovem na próxima quinta-feira, 24 de novembro, em Belo Vale, o 1º Dia do Greening. Na oportunidade, citricultores e demais interessados receberão orientações para o combate do inseto vetor e o controle desta que é a doença mais destrutiva em citros.

fruto-afetado-pelo-greening

Maior produtor de tangerina ‘Ponkan’ em Minas Gerais, com área plantada de, aproximadamente, 1400 hectares e produtividade média de 35 toneladas por hectare, o município de Belo Vale registrou no último mês de junho a confirmação da primeira ocorrência do Greening.

A pesquisadora da EPAMIG Ester Ferreira apresentará aspectos para a identificação e controle da doença, que tem como sintomas amarelamento e queda das folhas, morte dos ponteiros, redução do tamanho dos frutos e amadurecimento irregular. “O Greening pode em qualquer fase de desenvolvimento da planta cítrica e tem como que principal efeito a queda da produtividade”, alerta a pesquisadora.

O engenheiro agrônomo do Fundecitrus, Bruno Daniel, falará sobre o manejo do inseto vetor da doença, um psilídeo chamado Diaphorina citri, que adquire a bactéria ao se ali­mentar de uma planta infectada.

As inscrições para o 1º Dia do Greening são gratuitas. O evento acontece a partir das 13 horas, no Salão Paroquial.

1º Dia do Greening

Apresentação do PowerPoint

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s