Evento alerta para o combate ao Greening em citros

(Belo Horizonte – 22/11/2016) – A EPAMIG e o Sicoob Credicampo, com o apoio de Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), promovem na próxima quinta-feira, 24 de novembro, em Belo Vale, o 1º Dia do Greening. Na oportunidade, citricultores e demais interessados receberão orientações para o combate do inseto vetor e o controle desta que é a doença mais destrutiva em citros.

fruto-afetado-pelo-greening

Maior produtor de tangerina ‘Ponkan’ em Minas Gerais, com área plantada de, aproximadamente, 1400 hectares e produtividade média de 35 toneladas por hectare, o município de Belo Vale registrou no último mês de junho a confirmação da primeira ocorrência do Greening.

A pesquisadora da EPAMIG Ester Ferreira apresentará aspectos para a identificação e controle da doença, que tem como sintomas amarelamento e queda das folhas, morte dos ponteiros, redução do tamanho dos frutos e amadurecimento irregular. “O Greening pode em qualquer fase de desenvolvimento da planta cítrica e tem como que principal efeito a queda da produtividade”, alerta a pesquisadora.

O engenheiro agrônomo do Fundecitrus, Bruno Daniel, falará sobre o manejo do inseto vetor da doença, um psilídeo chamado Diaphorina citri, que adquire a bactéria ao se ali­mentar de uma planta infectada.

As inscrições para o 1º Dia do Greening são gratuitas. O evento acontece a partir das 13 horas, no Salão Paroquial.

1º Dia do Greening

Apresentação do PowerPoint

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s