Combate ao Greening e mercado de cítricos serão destaque em encontro

(Belo Horizonte – 11/08/2016) – A EPAMIG e o Sindicato dos Produtores Rurais, promovem no dia 17 de agosto, em Campanha (Sul de Minas), o 3º Encontro Citricultura. O evento, que atende a demandas dos citricultores da região, abordará temas como combate ao Greening, principal desafio fitossanitário da citricultura atual; manejo do psilídeo, inseto vetor da doença; técnicas para poda das tangerineiras; e comercialização de frutas cítricas.

A pesquisadora da EPAMIG Ester Alice Ferreira falará sobre a incidência do Greening em Minas Gerais e as medidas para o controle da doença, que foi registrada pela primeira vez no Estado em 2005. “A doença está presente na região e é muito importante que os citricultores estejam atentos às medidas de controle para evitar que ela se espalhe e comprometa a viabilidade da cultura. Para isso é essencial a utilização de mudas certificadas, a erradicação das plantas contaminadas e o manejo para controle do inseto que transmite a doença”, esclarece a pesquisadora.

Tangerina ponkan fruto afetado pelo greening blog
Tangerina Ponkan afetada pelo greening

 

O manejo do Psilídeo, vetor da doença, será tema de uma das palestras apresentada pelo agrônomo Bruno Daniel, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), instituição que se destaca mundialmente no combate ao Greening. Também estão previstas participações de representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para esclarecimentos sobre a doença e outras questões fitossanitárias relacionadas a citricultura. O consultor técnico Gustavo Breventano ensinará técnicas para a poda em tangerineiras e 23 empresas ligadas ao setor citrícola participarão com estandes e demonstrações técnicas.

Os municípios de Campanha, Três Corações e Perdões se destacam como polo produtor de tangerina Ponkan, com aproximadamente 1800 hectares plantados. Possuem, também plantios de outras cultivares de tangerina e laranja. Os frutos são para consumo in natura e comercializados no mercado interno.

Tangerina ponkan fruto sadio blog
Tangerina Ponkan: fruto sadio

Durante a palestra “Comercialização de frutas cítricas”, o coordenador da Assessoria Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Pierre Santos Vilela dará dicas aos citricultores que pretendem ampliar a oferta do produto. “Os produtores precisam de orientações para agregar valor aos frutos cítricos produzidos na região, ampliar o período de oferta de produto no mercado nacional e quem sabe se inserirem no mercado internacional, seguindo o exemplo dos produtores de ‘Tahiti’ do Norte de Minas”, explica Ester.

O 3º Encontro Técnico de Citricultura tem o apoio do IMA, da Emater-MG, da Faemg e da Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (Assul). As inscrições para o são gratuitas e podem ser feitas na data e local do evento.

 Encontro da Citricultura

Data: 17 de agosto de 2016

Horário: a partir de 8h (inscrições gratuitas).

Local: Ginásio Municipal José Augusto Paiva – Bairro Xororó

Informações: EPAMIG Sul (35) 3821-1190 / Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha (35) 3261-1108

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s