Circuito Liberdade será palco da Ciência, Tecnologia e Inovação

0923 - Degustações tecnológicas de vinho, azeite e café integram a programação da Inova Minas na Praça da Liberdade - Foto Erasmo Pereira
Degustações tecnológicas de vinho, azeite e café integram a programação da Inova Minas na Praça da Liberdade. Foto: Erasmo Pereira

EPAMIG irá mostrar na Inova Minas os avanços científicos que influenciam no cardápio dos cidadãos

(Belo Horizonte – 26.07.2016) – Nos dias 5 a 7 de agosto, a Praça da Liberdade irá receber a Mostra Inova Minas com os avanços científicos que influenciam a  vida dos cidadãos. O evento vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que no mês de agosto completa 42 anos, irá apresentar tecnologias para a produção de alimentos que ajudaram Minas Gerais a se tornar referência na produção cafeeira e trabalhos que aliam ciência, tradição e sabedoria popular. Dois vídeos curtos de projetos desenvolvidos por pesquisadores da EPAMIG: bebida acidificada com luteína, corante que pode prevenir doenças oculares; e plantas medicinais para uso de fitoterápicos, foram selecionados para a Mostra de Resultados que acontecerá nos três dias do evento, no espaço MM Gerdau.

Outra atração será o Ciência Móvel da EPAMIG, ônibus que abriga laboratório científico itinerante para demonstração pesquisas e curiosidades, que vai estar na Alameda da Educação. Ao lado do Ciência Móvel, os visitantes conhecerão espécies de hortaliças tradicionais que eram encontradas nos quintais das casas e que foram redescobertas para uso culinário.

Degustações tecnológicas

Especialistas irão ministrar degustações comentadas sobre as pesquisas em olivicultura, vitivinicultura e cafeicultura que resultaram na produção de tecnologias que viabilizaram a fabricação em Minas Gerais de azeite extravirgem de qualidade, vinhos finos e cafés especiais. Serão duas degustações tecnológicas por dia, com limite de 30 participantes por turma. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site inovaminas.fapemig.br a partir desta quarta-feira, 27 de julho.

A Mostra Inova Minas é realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento é aberto ao público.

Espaço: Casa Fiat de Cultura

Degustações tecnológicas gratuitas

– Azeite extravirgem – 5 de agosto – 10h e 14h

Luiz Fernando de Oliveira – pesquisador do Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite / Maria da Fé (MG).

– Vinhos finos – 6 de agosto – 10h e 14h

Isabela Peregrino – enóloga do Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho / Caldas (MG).

– Cafés especiais – 7 de agosto – 10h e 14h

Rosa Gabriela – barista e consultora

Rogério Silva – pesquisador da EPAMIG Sul

Mostra Inova Minas Fapemig

5 a 7 de agosto – de 10 às 17h

Circuito Praça da Liberdade – espaços MM Gerdau, Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, Espaço do Conhecimento UFMG, Casa Fiat de Cultura

Aberto ao público

Programação: http://inovaminas.fapemig.br/programacao

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s