Semana do Laticinista promove integração entre setores

Em três dias, evento reuniu indústria, pequenos produtores e especialistas

IMG_0170 - Harmonização de queijos e cervejas foi um dos destaques da Expolac 2016(Juiz de Fora – 21/7/2016) – A 37ª Semana do Laticinista, encerrada nesta quinta-feira (21) no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz Fora, ofereceu aos participantes uma programação diversificada composta, por minicursos, palestras, Painel de Oportunidades, e pelos tradicionais Concurso Nacional de Produtos Lácteos e Exposição de Produtos Lácteos, que chegaram à 42ª edição. “Esse modelo aproxima indústrias e clientes resgatando a tradição e a origem dos primeiros eventos realizados pela instituição”, observa o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini.

Neste ano, a Expolac inovou com a realização de degustações comentadas e do Painel de Oportunidades em parceria com o Sebrae Minas. Seis grandes compradores (atacadistas, supermercados e indústrias de alimentos) participaram de encontros com laticinistas e expuseram as necessidades do mercado e o que buscam em fornecedores. “Queremos ampliar o número de fornecedores. Atualmente nossa demanda por produtos lácteos é de 250 toneladas por mês”, revela Cynthia Marques da Rede Trigo, fornecedora de empresas como Spoleto, Kone e Domino´s Pizza.

Durante os três dias, oito degustações comentadas atraíram os participantes. “Sempre gostei de cerveja e de queijos, mas até hoje não havia pensado em harmonizar os dois. Gostei das combinações que aprendi aqui e vou adotá-las, garante Gláucio Peron, proprietário da indústria Doce da Roça, de Poços de Caldas.

Expolac inovou com degustações comentadas
Expolac inovou com degustações comentadas

A programação científica composta por palestras e minicursos reuniu estudantes, pesquisadores e representantes da indústria. “A proposta técnico-científica da Semana foi focada na tríade academia, conhecimento básico e científico e transferência tecnológica para indústria e usuários”, avalia o coordenador e pesquisador Adauto Lemos.

Em 2017 a programação integrará o Minas Láctea, evento bienal em formato expandido que contará também com a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e o Congresso Nacional de Laticínios. “A Semana foi um divisor de águas para a EPAMIG e o Cândido Tostes em termos de fortalecimento de parcerias e de relações institucionais. Tivemos a assinatura do termo de outorga entre Fapemig e EPAMIG para obras de infraestrutura de laboratório e consolidamos parcerias que auxiliaram na revitalização do Instituto. Tudo isso, nos motiva a planejar a próxima edição do Minas Láctea”, afirma o chefe geral do ILCT, Cláudio Furtado Soares.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Nesta quinta-feira (21) foram anunciados os vencedores das 11 categorias do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Na categoria destaque especial foram premiados o doce produzido com queijo boursin de cabra com cobertura de geleia de morango, da Capril Rancho Campo das Vertentes (1º colocado); o queijo Estrada Real Mantiqueira, do Laticínios Cruziliense (2º); e o queijo Serestão, da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu (3º). “Trabalhamos apenas com derivados do leite de cabra, inclusive com uma linha de cosméticos. Essa é nossa primeira participação nos eventos (Concurso, Expolac e minicursos). Consideramos esta uma ótima forma de divulgar nossa marca, que hoje é mais presente no estado do Rio de Janeiro”, afirma Sandra Canton Cardoso, sócia do Laticínio Capril de Barbacena.

Para o diretor do Laticínio Paladar de Minas, Geraldo Maciel Júnior, um dos premiados na categoria requeijão cremoso, a participação há três anos nestes tradicionais eventos do setor de lácteos em Juiz de Fora tem feito a diferença em sua produção. “Começamos bem pequenos e hoje temos uma fábrica moderna, inovamos em gestão de pessoas, em equipamentos, mas jamais abrimos mão da receita da vovó”, afirma. No ano passado, o Paladar de Minas venceu a categoria requeijão cremoso do Concurso. “Esse prêmio reforçou nossa dedicação em levar produtos de qualidade aos nossos clientes, que estão principalmente no Rio de Janeiro e em parte de São Paulo e da Zona da Mata mineira”, comemora.

Vencedores Concurso Nacional de Produtos Lácteos 2016

Fotos: Erasmo Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s