Encontro Técnico discute a pecuária leiteira

(Patos de Minas – 26/5/2016) A pecuária foi o foco do 1o. Encontro do Produtor Rural realizado, no dia 25 de maio, em Patos de Minas. O evento, promovido pelo Campo Experimental Sertãozinho da EPAMIG, integra a programação da Feira Nacional do Milho – Fenamilho 2016, que se encerra no próximo domingo (29).

IMG_9323

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, estiveram presentes ao evento e visitaram as instalações do Campo Experimental. “É uma alegria estarmos hoje na EPAMIG, empresa que é indutora da evolução do agronegócio e que é um orgulho para todos nós”, afirmou Antônio Andrade. O vice-governador também falou sobre os resultados do agronegócio mineiro que, apesar do momento de crise, cresceu 1% em 2015. “Somos o maior produtor de café do país, o maior produtor de leite e um grande produtor de carne. O agronegócio hoje representa 40% do PIB mineiro”, informou.

13248621_1226644137347107_5437193427639580241_o

O secretário João Cruz avaliou positivamente o Encontro Técnico, que reuniu cerca de 400 participantes. “Esse primeiro evento atendeu ao princípio original da EPAMIG que é fazer pesquisa agropecuária e levar a tecnologia ao produtor rural e tem tudo para integrar a programação permanente da Fenamilho”.

Nas cinco estações de campo realizadas durante o Encontro, produtores rurais e estudantes tiveram informações sobre gestão de custos na atividade leiteira; integração lavoura, pecuária e floresta; e cultivo de forrageiras. Os participantes também conheceram e experimentaram as variedades de soja para a alimentação humana desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da EPAMIG.

Produtor Serra do Salitre
Produtor de Serra do Salitre busca inovações para a atividade leiteira

O produtor de leite do município de Serra do Salitre, Sílvio Martins, participou do evento em busca de inovações para a produção de leite com qualidade. “Eu gostei muito da palestra sobre gerenciamento de custos, há muita coisa, perdas, que a gente não identifica”. Na atividade desde 2003, Sílvio produz, ao dia, 800 litros de leite que são vendidos para a empresa Nestlé. “Hoje quem está na atividade leiteira precisa investir em qualidade, é uma questão de sobrevivência. A gente segue várias recomendações de boas práticas e, com isso, consegue um bom preço para o nosso produto”, avalia.

Outros destaques do Encontro, foram a feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética/Pró-Fêmeas) e a estação de campo sobre o Programa, que abordou os benefícios do melhoramento genético do rebanho em propriedades de diversos portes.

Cooperação técnica

Durante a solenidade de abertura do Encontro Técnico do Produtor Rural, o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, e representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ- assinaram o Termo de Cooperação para a Prova de Ganho de Peso do Nelore (PGP), que prevê a recria e avaliação de ganho de peso e potencial reprodutivo de bezerros nelore. O monitoramento, com duração de 10 meses, será realizado no Campo Experimental de Sertãozinho, a partir de julho.

13235481_1226648747346646_849128652526388843_o

Na mesma solenidade, Rui Verneque foi agraciado com o prêmio de zootecnista do ano oferecido pelo curso de Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). “É uma satisfação receber essa menção. Há 40 anos escolhi essa profissão e optei pela pesquisa como área de trabalho. Parabéns à Unipam por valorizar e promover a profissão.”

Comenda

Na noite de 25 de maio, também em Patos de Minas, foi realizada a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José, para 13 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais. A Comenda foi entregue pelo vice-governador Antônio Andrade. Entre os condecorados, estão o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária –IMA, Márcio Botelho e o ex-presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil. Agraciados em 2015, o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, e o secretário de Agricultura João Cruz, participaram do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s