9ª SIT discute alternativas para a agropecuária

(Belo Horizonte – 20.5.2016) A EPAMIG participou da programação da 9ª Semana de Integração Tecnológica, encerrada nesta sexta-feira (20), em Sete Lagoas, com palestras, minicursos e atividades em campo.

Giro tecnológico do Encontro Regional de Pecuária Leiteira foi realizado no Campo Experimental da EPAMIG
Giro tecnológico do Encontro Regional de Pecuária Leiteira foi realizado no Campo Experimental da EPAMIG

No dia 19 de maio, o Campo Experimental Santa Rita, em Prudente de Morais, sediou o Giro Tecnológico do Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira. Em seis estações de campo, o evento enfocou a qualidade do leite, abordando temas como o tratamento da água para a bovinocultura; a higienização da ordenhadeira mecânica; o manejo da ordenha; os impacto de resíduos de pesticidas e medicamentos; e o Programa Pró-genética.

O pesquisador da EPAMIG Marcos Brandão falou aos participantes sobre a importância da qualidade da água tanto para o rebanho beber, quanto para a higienização de equipamentos e instalações. O pesquisador informou que a vaca em lactação bebe mais água que os outros animais e que é interessante oferecer a água antes e depois da ordenha. “Precisamos investir na qualidade da água oferecida ao rebanho para assegurarmos a qualidade do leite”, disse Brandão, enfatizando que a água representa cerca de 85% da composição do leite.

O controle de carrapatos e os impactos de resíduos de pesticidas e medicamentos na qualidade do leite foram o tema da apresentação do pesquisador Daniel Sobreira Rodrigues (EPAMIG). Daniel alertou sobre a importância dos testes laboratoriais para a escolha do carrapaticida e do modo de aplicação. O pesquisador demonstrou aos participantes como devem ser feitos a coleta e o acondicionamento dos carrapatos enviados para a análise.

A pesquisadora da EPAMIG Cristiane Viana demonstrou práticas para a higienização do úbere e das tetas da vaca antes da ordenha e apresentou técnicas para a detecção da mastite. “Práticas simples, como a imersão dos tetos em solução desinfectante e a secagem após 30 segundos com toalhas de papel descartáveis, reduzem significativamente a presença de micro-organismos na pele dos tetos”, informa Cristiane.

Pesquisadora da EPAMIG Cristiane Viana explica cuidados antes da ordenha
Pesquisadora da EPAMIG Cristiane Viana explica cuidados antes da ordenha

No dia 17 de maio, os pesquisadores da EPAMIG Geraldo Macêdo e Waldir Botelho proferiram a palestra “Variedades de cana-de-açúcar e sua utilização na alimentação de bovinos”. Em 20 de maio, os pesquisadores Maria Celuta Viana, Francisco Morel, Waldir Botelho e Elizabete Barbosa ministraram o minicurso “Dimensionamento e manejo do pastejo rotacionado (práticas de divisão dos piquetes e manejo de adubação)”. A EPAMIG também participou da programação do Giro Tecnológico Inovações na Agricultura Urbana realizado na Embrapa Milho e Sorgo, no dia 20. As pesquisadores Marinalva Woods Pedrosa e Andréia Fonseca apresentaram, respectivamente, os temas Hortaliças não convencionais e Plantas medicinais e condimentares.

A 9ª Semana de Integração Tecnológica abordou o  tema é Sistemas Intensivos: O Caminho para a Agropecuária Regional. O evento foi realizado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a EPAMIG, a Emater-MG e a Universidade Federal de São João del-Rei – Campus de Sete Lagoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s