Evento destaca produção de tilápias em fluxo contínuo de água

O modelo básico é composto por sete caixas d’água em fibra de vidro - Crédito Erasmo Pereira Encontro aborda produção de tilápias em fluxo contínuo de água. Foto: Erasmo Pereira - EPAMIG
Encontro aborda produção de tilápias em fluxo contínuo de água. Foto: Erasmo Pereira – EPAMIG

(Belo Horizonte – 3/2/2016) – Piscicultores, estudantes, empresários e demais interessados poderão conhecer e tirar dúvidas sobre o sistema de produção de tilápias em fluxo contínuo de água, durante Encontro Técnico organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), no próximo dia 16 de fevereiro, no município de Arcos.

Em palestra no Plenário da Câmara Municipal, o pesquisador Vicente Gontijo apresentará o funcionamento do sistema e os requisitos para a implantação. Em seguida, os participantes irão conhecer a Unidade Demonstrativa instalada, desde 2012, no Campo Experimental da EPAMIG, em Arcos.

O sistema de produção de peixes em fluxo contínuo de água utiliza caixas de fibra de vidro onde a água circula ininterruptamente. A técnica oferece vantagens como facilidade de manejo, redução dos impactos ambientais e aumento significativo do volume produzido. O modelo básico é composto por sete caixas d’água circulares de 2 mil litros em fibra de vidro, com capacidade para produzir até cinco toneladas de peixe ao ano.

O pesquisador Vicente Gontijo alerta que antes de investir no sistema o produtor deve procurar orientação, fazer pesquisa de mercado e um cronograma de despesas e receitas. “Nós estamos orientando os produtores a iniciar a atividade com cautela, a conhecer o negócio. Os resultados de pesquisas que serão conduzidas no Campo Experimental da EPAMIG em Felixlândia serão importantes para definirmos um pacote tecnológico mais amplo para auxiliar os interessados”, afirma.

Um manual com o passo para a implantação da unidade produtiva está disponível para download no site da EPAMIG – http://www.epamig.br – Menu Publicações, Publicações disponíveis, Cartilhas, Produção de tilápias do Nilo em fluxo contínuo de água.

Encontro Técnico de Piscicultura: Sistema de produção de peixes em fluxo contínuo de água
Data: 16 de fevereiro de 2016 – (terça-feira)
Horário: a partir das 13h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Arcos – Rua 25 de dezembro, 760 – Centro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s