Informe Agropecuário “Gir Leiteiro e Girolando” é lançado no 1º Congresso Internacional de Girolando

Presidente da EPAMIG apresenta Informe Agropecuário em Congresso de Girolando. Foto: Erasmo Pereira - EPAMIG
Presidente da EPAMIG apresenta Informe Agropecuário em Congresso de Girolando. Foto: Erasmo Pereira – EPAMIG

(Belo Horizonte, 20/11/2015) – A revista Informe Agropecuário com tema “Gir Leiteiro e Girolando: solução para produção de leite nos trópicos”, foi lançada durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Girolando, na noite da quinta-feira, 19, em Belo Horizonte.  A solenidade contou com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade, ao  lado do presidente da Associação Girolando, Jônadan Ma, a os secretários de Agricultura, João Cruz, da Fazenda, José Afonso Bicalho, do Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, do deputado estadual e presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Fabiano Tolentino, do presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, entre outras autoridades.

O presidente da EPAMIG, Rui Verneque, apresentou a publicação para os cerca de 500 convidados presentes na abertura do evento e distribuiu exemplares entre participantes do congresso e autoridades. “Este novo Informe Agropecuário apresenta resultados de pesquisas que contribuíram para avanços na pecuária leiteira, tanto pela geração e validação de tecnologias, quanto pela seleção de animais produtivos e adaptados às condições tropicais”, afirmou. Esta edição  também traz tecnologias para aumento da produtividade e lucratividade do pecuarista. A publicação contém 12 artigos técnicos sobre as duas raças e uma entrevista com o presidente da Girolando, Jônadan Ma.

 

Pesquisas em Gir e Girolando

Nesta sexta-feira, 20, o pesquisador da EPAMIG José Reinaldo Ruas irá apresentar pesquisas desenvolvidas pela Empresa com sistema de produção de leite com vacas mestiças há mais de 15 anos. Esse sistema utiliza fêmeas F1 (cruzamento de Holandês x Zebu – HZ), mantidas em regime de pasto durante o verão e suplementadas em cocho com volumoso (tais como silagens de milho, sorgo e capineiras; os fenos, a cana-de-açúcar e as palhadas) durante o inverno. Os resultados irão apontar produtividade de vaca Girolanda em pastagens tropicais bem maior que a média nacional. Esses dados são encontrados no artigo “Considerações sobre a produção de leite com vacas F1 Holandês x Gir” no novo Informe Agropecuário.

Melhoramento genético do Gir Leiteiro é realizado no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba,  desde 1948, com resultados que contribuíram para avanços na pecuária leiteira, tanto pela geração  e validação de tecnologias, quanto pela seleção de animais produtivos e adaptados às condições tropicais. O rebanho Gir da EPAMIG participa do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), com destaque na disponibilização de vacas para cruzamento com touros jovens do teste de progênie, no qual são avaliadas características de produção de leite associadas aos seus componentes (gordura, proteína, sólidos), à facilidade ordenha, temperamento, sanidade e longevidade.

 

Informe agropecuário – nº 286  – Gir Leiteiro e Girolando

EPAMIG – Divisão de Gestão e Comercialização

(31) 3489-5002 / publicacao@epamig.br

Preço: R$ 15

 

Veja mais fotos do do Lançamento do Informe Agropecuário – Nº 286

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s