Informe Agropecuário traz potencial das raças Gir Leiteiro e Girolando

Gado Girolando em Campo Experimental. Foto: Divulgação EPAMIG
Gado Girolando em Campo Experimental. Foto: Divulgação EPAMIG

(Belo Horizonte – 19/11/2015) A revista Informe Agropecuário com tema “Gir Leiteiro e Girolando: solução para produção de leite nos trópicos”, será lançada no 1º Congresso Internacional, nesta quinta-feira, 19, no Ouro Minas, em Belo Horizonte. O presidente da EPAMIG, Rui Verneque, irá apresentar a publicação e mediar mesa redonda no segundo dia do Congresso.

Esta nova edição traz informações sobre o potencial das raças Gir Leiteiro e Girolando para produção de leite em condições tropicais e apresenta tecnologias para aumento da produtividade e lucratividade do pecuarista. O Brasil como quinto produtor Mundial de leite, apresentou crescimento na produção de 2,7% em 2014, atingindo 35,2 bilhões de litros. A cadeia produtiva do leite do Estado de Minas Gerais tem o segundo maior rebanho bovino Brasileiro, sendo de 23,7 milhões de cabeças. Grande parte deste rebanho é de origem zebuína e cerca de 70% da produção leiteira nacional provém de sistemas de produção que utilizam vacas mestiças Holandês-Zebu, predominando as raças Holandesa, pelo lado europeu, e a Gir, como Zebuína.

Com esses números, a atividade de bovinocultura de leite em Minas Gerais se estabelece como uma das de maior expressividade econômica, por destacada função social como atividade geradora de ocupação de mão de obra, de renda e de suprimento de alimentos estratégicos e de alto valor nutritivo para a população, dado ao seu elevado potencial de produção e de agregação de valor aos seus produtos.

O Informe Agropecuário Gir Leiteiro e Girolando: solução para produção de leite nos trópicos teve a coordenação dos pesquisadores Leonardo de Oliveira Fernandes, Marcos Brandão Dias Ferreira e André Penido Oliveira da EPAMIG Oeste.

IA_Girolando 

Resultados em rebanhos de Girolando

No segundo dia do Congresso, o pesquisador da EPAMIG José Reinaldo Ruas irá apresentar pesquisas desenvolvidas pela Empresa com sistema de produção de leite com vacas mestiças há mais de 15 anos. Esse sistema utiliza fêmeas F1 (cruzamento de Holandês x Zebu – HZ), mantidas em regime de pasto durante o verão e suplementadas em cocho com volumoso (tais como silagens de milho, sorgo e capineiras; os fenos, a cana-de-açúcar e as palhadas) durante o inverno.

Os resultados irão apontar produtividade de vaca Girolanda em pastagens tropicais bem maior que a média nacional. Esses dados são encontrados no artigo “Considerações sobre a produção de leite com vacas F1 Holandês x Gir” no novo Informe Agropecuário.

 

1º Congresso Internacional da Raça Girolando

Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001, Ipiranga – BH

19/11/15 – 21h – Lançamento da revista Informe Agropecuário Gir Leiteiro e Girolando: solução para produção de leite nos trópicos

20/11/15 – 10h20 – Palestra Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando

 

Informe Agropecuário – Gir e Girolando

EPAMIG- Divisão de Gestão e Comercialização

(31) 3489-5002 / publicacao@epamig.br

Preço: R$15,00

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s