Frutifica Minas em Maria da Fé destaca o cultivo de pequenas frutas

Encontro abordou fruticultura de Montanha. Foto: Mariana Penaforte - EPAMIG
Encontro abordou fruticultura de Montanha. Foto: Mariana Penaforte – EPAMIG

(Belo Horizonte – 9/11/2015) Produtores, interessados no cultivo de frutas como nova opção de renda, técnicos e extensionistas, participaram da etapa de Maria da Fé do Circuito Frutifica Minas, realizada no dia 5 de novembro no Campo Experimental da EPAMIG. A programação, proposta por pesquisadores da EPAMIG, buscou, em cinco estações de campo, apresentar alternativas para a fruticultura de montanha.

Os pesquisadores Luiz Fernando de Oliveira e Pedro Moura falaram sobre o cultivo da oliveira na região, com foco na escolha da área; plantio, condução e manejo; colheita e processamento de azeitonas para produção de azeite; mercado e custos. “A oliveira é uma opção a mais para pequenos produtores de frutíferas. É uma cultura que demanda poucos tratos e que tem um produto final, azeite, com alto valor agregado”, destacou Luiz Fernando.

Frutifica Minas
Vicente Carvalho falou sobre Manejo Integrado de Doenças. Foto: Pedro Moura – EPAMIG

O casal de produtores João Paulo Ramalho e Gisele Stuchi iniciou no começo de 2015, o cultivo de oliveiras, em um sítio em Alagoa-Sul de Minas. Junto com o sócio Cláudio Alberto Juarez, eles adquiram 500 mudas de oliveira e agora estão interessados na produção de pequenas frutas. “Gostei muito da palestra, o Rodrigo mostrou várias visões para comercializar e agregar valor”, disse João Paulo, referindo-se a apresentação do engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, proprietário do viveiro Frutopia, na região de Campos do Jordão (SP).

O evento abordou ainda Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Doenças (MID) e aspectos técnicos para o cultivo da atemoia na região da Serra da Mantiqueira. “O Frutifica Minas busca levar conhecimento aos produtores e assim aumentar os números e a qualidade da produção de frutas no Estado. Como fizemos aqui em Maria da Fé em parceria com a EPAMIG”, afirmou o gerente regional da Emater de Pouso Alegre, Alexandre Augusto Kurachi. A Emater-MG  é a responsável pelo criação e realização do Circuito Frutifica Minas.

Próxima edição

No próximo dia 19 de novembro, será realizada no município de Lavras, mais uma etapa do Frutifica Minas. Na oportunidade o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio e o pesquisador da EPAMIG Sul José Clélio de Andrade apresentarão o tema “Mercado Estadual e local de frutas”, e os pesquisadores Júlio César de Souza e Rogério Antônio Silva, também da EPAMIG Sul, falarão sobre “Controle de Mosca das Frutas”.

O evento acontece a partir das 12h30, no pomar da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Mais informações: (35) 3821-0020.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s