EPAMIG busca área para instalar Campo Experimental

Unidade Demonstrativa de ILPF em Prudente de Morais (MG) - Foto: Divulgação EPAMIG
Unidade Demonstrativa de ILPF em Prudente de Morais (MG) – Foto: Divulgação EPAMIG

(Belo Horizonte, 29.10.2015)A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) completou 41 anos em agosto e marcou a data com um amplo processo de redefinição de prioridades e a readequação de suas linhas de pesquisa observando potencialidades de mercado e as atuais necessidades da sociedade. Nesse mesmo sentido, a Empresa prepara novo plano para sua atuação em todo o leste do estado. Em setembro, após processo de reestruturação das unidades regionais, a Unidade Especial da EPAMIG de Governador Valadares foi desativada na sua atual configuração e a Empresa segue agora na busca por uma área onde possa ser instalado um novo campo experimental.

De acordo com o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, a instalação de um campo experimental vai mais certeiramente ao encontro da proposta da Empresa de desenvolver pesquisas que possam ser revertidas em benefícios para a sociedade. “A intenção é focar nas demandas regionais e atendê-las com a maior eficiência possível. Isto será atingido com o desenvolvimento de pesquisas in loco, que observem as condições específicas de clima e solo, por exemplo, da região”, explica.

Enquanto avalia o modelo ideal para a instalação de um campo experimental, se próprio ou em  parceria com outro órgão público, ou ainda, em parceria com mais de uma instituição, a EPAMIG vem contando com o apoio de diversas prefeituras e instituições do Leste de Minas para encontrar a área experimental mais apropriada. O presidente Rui Verneque vai visitar terreno pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Caratinga, além de ter recebido proposta da Prefeitura Municipal de Aimorés e a indicação, por parte do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene),  de uma área no município de Salto da Divisa. A diretoria executiva está procurando ainda identificar outras áreas na região de Governador Valadares ou Teófilo Otoni.

De acordo com o diretor técnico da EPAMIG, Trazilbo José de Paula Júnior, a busca será criteriosa, por isso mesmo ainda não tem data definida para a instalação. “Mas estamos fazendo as análises com apoio de diversos parceiros e, sendo assim, sabendo também das demandas de vários produtores da região que já esperam pela atuação da EPAMIG, acreditamos que este processo será breve”, informa.

Identificação de demandas

A Unidade Especial da EPAMIG Governador Valadares foi inaugurada em fevereiro de 2014, tendo funcionado em escritório localizado dentro do parque de exposições municipal com o apoio da União Ruralista do Vale do Rio Doce. Em cerca de um ano e meio de trabalho, a unidade fez um levantamento de demandas dos produtores da região e também demonstrações e execução de algumas ações de transferência de tecnologias.  Neste período, em que a unidade esteve ligada à EPAMIG Sudeste, as informações coletadas foram registradas e vão compor base para o planejamento do novo campo experimental. Uma das principais atividades deve ser relativa à recuperação de áreas degradadas utilizando-se a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Integração Lavoura-Pecuária (ILP), uma vez que a degradação é um problema identificado em diversos municípios do Leste de Minas, além da apresentação de tecnologias para a convivência com o déficit hídrico.

Anúncios

2 comentários sobre “EPAMIG busca área para instalar Campo Experimental

  1. Janine Neves 03/11/2015 / 19:49

    A cidade de Itamarandiba (Vale Jequitinhonha),precisa de uma atenção especial.

    Curtir

    • Comunicação 03/11/2015 / 20:43

      Prezada Janine,
      Diretoria Executiva e Assessoria Técnica da EPAMIG estão trabalhando para identificar a melhor área experimental no Leste de Minas.
      No Vale do Jequitinhonha, em Leme do Prado, a EPAMIG possui o Campo Experimental Acauã.
      Caso se interesse em receber mais informações sobre este campo, por favor, entre em contato pelo faleconosco@epamig.br

      Agradecemos seu contato!
      ASCOM EPAMIG

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s